Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Coordenador da campanha de Marina Silva (PSB) à Presidência, o ex-deputado Walter Feldman reagiu à provocação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acusou o petista de ser “o maior inventor de candidatura do país”.
A Polícia Federal prendeu até agora 29 pessoas no Rio Grande do Sul em flagrantes de crimes eleitorais --28 por boca de urna e uma por transporte de eleitores. As prisões ocorreram em Porto Alegre (15), Alvorada (5), Viamão (4), Livramento (2), São Borja, Santo Ângelo e Santa Maria.
Berlim registra comparecimento menor que em eleições anteriores. Em dia de sol e temperatura em torno dos 20 graus, mais de 1.400 dos 4.800 eleitores inscritos foram dar seu voto para presidente na Embaixada do Brasil.
Dias Toffoli, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), considerou um erro a troca da urna eletrônica pela cédula de papel em Santo Antônio (a 83 quilômetros de Natal). (Joel Rodrigues/Folhapress)
Cidade do RN adota votação com cédula de papel e leva 'bronca' do TSE. Leia mais
O candidato à Presidência Mauro Iasi (PCB) diz que Brasil passou por processo de 'despolitização'. De acordo com ele, o PCB ainda não definiu que postura deverá adotar no segundo turno, mas independente do vitorioso militará na oposição.
Candidato do PCO à Presidência da República pela quarta eleição consecutiva, Rui Costa Pimenta afirmou que a diretriz geral da legenda é votar nulo em um eventual segundo turno. Veja mais
O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que hoje é candidato a vice-presidente na chapa de Aécio, acusou a presidente Dilma Rousseff (PT) de fazer uma campanha "muito ruim, de mentiras" e ter feitos muitos ataques, "principalmente contra a candidata Marina Silva".
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Dias Toffoli, durante entrevista (Joel Rodrigues/Folhapress)
Presidente do TSE diz que 'selfies' na votação devem ser investigadas