Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Maceió -Candidato ao Senado, Coronel Brito agride eleitora e TRE manda prendê-lo. Leia mais
"Eu tenho uma relação com a presidente Dilma extraordinária, e com o presidente Lula. São dois extraordinários amigos. Ao mesmo tempo sou amigo do Aécio há 31 anos. Amizade mesmo. Diante dessas circunstâncias...", diz Cabral, preferindo não declarar o voto para presidente. Leia mais
Distrito Federal: Com 20,02% das urnas apuradas, o candidato Rodrigo Rollemberg (PSB) lidera a disputa pelo governo, seguido por Jofran Frejat (PR), com 26,67%, e Agnelo Queiroz (PT), que tenta a reeleição, com 20,81%.
Em rede social, Aécio pede que eleitores relatem problemas em urnas. Leia mais
Rio de Janeiro - Com raras aparições públicas após renunciar ao governo do Rio em março, Cabral vota sem declarar escolha para presidente.
Mesários precisam de maior treinamento para biometria, diz secretário do TSE.
Filas no local de votação em Nova York dobram quarteirão. Leia mais
Santa Catarina - Diretor-geral do TRE em Santa Catarina diz que esperava uma eleição tranquila porque o "planejamento foi intenso" e porque as forças de segurança "deram todo apoio necessário". Leia mais
Santa Catarina - Cidade, que vive onda de atentados, não registrou nenhum ataque neste domingo, segundo o comando da Polícia Militar.
Em São Paulo, Alckmin tem 52% dos votos, segundo boca de urna. Veja o resultados em outros Estados