Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
São Paulo - Com 32,27% dos votos apurados, Alckmin (PSDB) tem 59,03%. Skaf (PMDB), 21,56%.
Pernambuco: O candidato Paulo Câmara (PSB), herdeiro político de Eduardo Campos, lidera a disputa pelo governo com 62,93% dos votos até o momento. Com 27,58% das urnas apuradas, ele é seguido por Armando Monteiro (PTB), que tem 36,52% dos votos.
Maranhão: O ex-deputado Flávio Dino (PCdoB) lidera a disputa pelo governo do Estado, com 66,17%. Aliado da família Sarney e filho do ministro Edison Lobão, Lobão Filho (PMDB) tem 31,79%, com 35,78% dos votos apurados.
Natal -Fila na capital chega a duas horas. Leia mais
Sergipe: O atual governador Jackson Barreto (PMDB) lidera a disputa com 54,37%, números que garantem sua reeleição ainda no primeiro turno. Em segundo lugar, está Eduardo Amorim (PSC), com 40,75%. Até agora, foram apuradas 30,44% das urnas.
Ceará: O senador Eunício Oliveira (PMDB) é o primeiro colocado para o governo do Estado, com 47,13%, seguido de Camilo Santana (PT), com 45,82%, com 29,11% dos votos. Eliane Novais (PSB) tem 3,93% e Ailton Lopes (PSOL), com 3,11%.
Rio Grande do Sul: Mais da metade dos votos foi apurada (53,43%) e José Ivo Sartori (PMDB) aparece à frente, com 41,40% dos votos válidos, seguido pelo atual governador, Tarso Genro (PT), que tem 31,88%. Ana Amélia Lemos (PP) aparece em terceiro com 21,82%. Na pesquisa boca de urna feita pelo Ibope, Genro teve mais votos que Sartori.
Com 949 votos, a presidente Dilma foi a candidata que teve mais eleitores em Buenos Aires. Ela teve o equivalente a 40% dos votos válidos. Logo atrás dela veio Aécio Neves, com 890, ou 37% do total. Marina Silva ficou em terceiro com 383, que dá 16%.
Eleitores em Buenos Aires escolhem candidato ligando para familiares no Brasil. Leia mais
Santa Catarina: Com 38,85% das urnas apuradas, o atual governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD), vai se reelegendo no primeiro turno. Ele possui 51,32% dos votos apurados. Em segundo lugar na disputa está o senador Paulo Bauer (PSDB), com 29,21%, e, em terceiro, Claudio Vignatti (PT), com 16,13%.