Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Pernambuco: Com 66,67% das urnas apuradas, o candidato Paulo Câmara (PSB) vai vencendo as eleições ao governo. Ele tem 67,41% dos votos válidos. Em segundo lugar, com 31,8%, está Armando Monteiro (PTB).
Rio Grande do Norte: Com 76% das urnas apuradas, Henrique Eduardo Alves (PMDB) tem 47%, enquanto Robinson Faria (PSD) tem 43%. Por enquanto, eleição potiguar está indo para o segundo turno
São Paulo: Com 59% dos votos para senador apurados, José Serra (PSDB) tem 59% e, Eduardo Suplicy (PT), 31,38%.
Piauí: Com mais de 70% das urnas apuradas no Estado, Wellington Dias (PT) lidera a disputa, com 63,70% dos votos válidos. Em segundo lugar, Zé Filho (PMDB) tem 33,03%. Mão Santa (PSC) está em terceiro, com 1,35% dos votos válidos.
Exterior: Segundo o TSE, 101.260 brasileiros votaram até o momento nos consulados em todo o mundo, 42,59% de todos os registrados. A votação ainda continua em cidades das costas oeste dos Estados Unidos e do Canadá e deverá ser encerrada até as 21h.
Exterior: A quarta colocada na votação fora do Brasil é Luciana Genro (PSOL), com 2,99%, seguida por Eduardo Jorge (PV), com 1,76%, Pastor Everaldo (PSC), com 0,75%, Zé Maria (PSTU), com 0,58%, Levy Fidelix (PRTB), com 0,34%, Eymael (PSDC), com 0,24%, Mauro Iasi (PCB), com 0,24%, e Rui Costa Pimenta (PCO), com 0,06%.
Roraima: Com 38% das urnas apuradas, Chico Rodrigues (PSB) lidera com 64,4% e Angela Portela (PT) têm 31,8% dos votos
Alckmin é reeleito governador de São Paulo, informa Datafolha.
Segundo turno será entre Dilma e Aécio, segundo Datafolha.
Mato Grosso do Sul: Delcídio Amaral (PT) teve 43% dos votos, com 93% das urnas apuradas. Reinaldo Azambuja (PSDB) marcou 39%. Leia mais