Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que vai procurar pessoalmente a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, para pedir apoio caso o tucano Aécio Neves passe para o segundo turno. "O adversário principal neste momento é o PT", disse Leia mais
Lula após votar em São Bernardo do Campo. (Danilo Verpa/Folhapress)
Lula ainda alfinetou a presidenciável do PSB, Marina Silva, afirmando que "não se inventa candidatura de última hora". Veja mais
Revelação da Bienal de SP pinta presidenciáveis no prédio da Folha http://t.co/tXbIPQsdjz pic.twitter.com/980DuRkW9r
— Fernando Rodrigues (@FR_BSB) October 5, 2014
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou acreditar que o senador Aécio Neves (PSDB) será o adversário da presidente Dilma Rousseff em um eventual segundo turno das sucessão presidencial.
Adversário da família Sarney no Maranhão, o candidato do PC do B ao governo do Estado, Flávio Dino, 46, comparou sua possível eleição à campanha das Diretas Já. Leia mais
Renata Campos esperou na fila cerca de 20 minutos para votar e se emocionou após a votação; ela estava com os cinco filhos, que seguravam uma bandeira de Eduardo Campos e Marina Silva (PSB)
Renata Campos segura no colo o filho Miguel, oito meses. (Carlos Ezequiel Vannoni/Folhapress)
Viúva de Eduardo Campos, a economista Renata Campos não aceitou o convite do presidente da seção em que vota para furar fila. Quando uma idosa passou na frente de todos, José, 9, filho dela e do ex-governador, indagou a mãe e disse que ela poderia também ter prioridade por estar com Miguel, oito meses, no colo. Reafirmou que não iria. "O bebê de colo eu podia dar [para alguém segurar]", disse.
"Não vale fazer qualquer coisa a qualquer custo a qualquer preço para ganhar uma eleição", disse Marina, que atacou a campanha da petista Dilma Rousseff