Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Atrás nas pesquisas em MG, Pimenta da Veiga diz que seu otimismo "não é desmedido". Segundo pesquisa do Datafolha, ele tem 27% das intenções de voto, bem atrás do petista Fernando Pimentel, que tem 45% e pode vencer as eleições ainda no primeiro turno.
'Ele vai guiando', diz Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, a eleitora do Recife. Com o filho Miguel, 8 meses, nos braços, Renata estava acompanhada do candidato ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) Veja mais
Acho que é bastante importante termos esse segundo turno, disse Paulo Skaf, candidato ao governo paulista pelo PMDB, que votou ao lado da família Leia mais
O candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, Paulo Câmara, e a mulher dele, Ana Luiza Câmara (Daniel Carvalho/Folhapress).
O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, acompanha o candidato ao governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga (Fernanda Odilla /Folhapress)
Santinho estão espalhados pelas ruas do Rio de Janeiro; veja imagens
"Se por ventura eu não for reeleito, vou seguir fazendo o que eu gosto de fazer", disse o candidato ao senado por São Paulo, Eduardo Suplicy, antes de votar em um colégio no bairro de Pinheiros. Leia mais
Sob o risco de perder a vaga de senador por São Paulo que ocupa há 24 anos, o petista Eduardo Suplicy se disse confiante na vitória antes de votar nesta manhã em um colégio no bairro de Pinheiros, zona de classe média na capital paulista.
Acompanhado do presidenciável Aécio Neves (PSDB), o candidato tucano ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, votou na manhã deste domingo (4) e disse apostar no interior do Estado para ir ao segundo turno.