Publicidade

Poder

Acompanhe o minuto a minuto das eleições 2014

Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.

A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.

Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%

Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.

Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).

Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).

Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.

Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.

As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.

Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 10h45  

    Ao votar, Crivella, candidato do PRB ao governo do Rio, prega união de rivais no segundo turno para tirar PMDB do poder no Rio

  • 10h43  

    Atrás nas pesquisas em MG, Pimenta da Veiga diz que seu otimismo "não é desmedido". Segundo pesquisa do Datafolha, ele tem 27% das intenções de voto, bem atrás do petista Fernando Pimentel, que tem 45% e pode vencer as eleições ainda no primeiro turno.

  • 10h41  

    'Ele vai guiando', diz Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, a eleitora do Recife. Com o filho Miguel, 8 meses, nos braços, Renata estava acompanhada do candidato ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) Veja mais

  • 10h37  

    Acho que é bastante importante termos esse segundo turno, disse Paulo Skaf, candidato ao governo paulista pelo PMDB, que votou ao lado da família Leia mais

  • 10h34  

    Imagem

    O candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, Paulo Câmara, e a mulher dele, Ana Luiza Câmara (Daniel Carvalho/Folhapress).

  • 10h33  

    Imagem

    O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, acompanha o candidato ao governo de Minas Gerais, Pimenta da Veiga (Fernanda Odilla /Folhapress)

  • 10h27  

    Imagem

    Santinho estão espalhados pelas ruas do Rio de Janeiro; veja imagens

  • 10h23  

    "Se por ventura eu não for reeleito, vou seguir fazendo o que eu gosto de fazer", disse o candidato ao senado por São Paulo, Eduardo Suplicy, antes de votar em um colégio no bairro de Pinheiros. Leia mais

  • 10h20  

    Sob o risco de perder a vaga de senador por São Paulo que ocupa há 24 anos, o petista Eduardo Suplicy se disse confiante na vitória antes de votar nesta manhã em um colégio no bairro de Pinheiros, zona de classe média na capital paulista.

  • 10h18  

    Acompanhado do presidenciável Aécio Neves (PSDB), o candidato tucano ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, votou na manhã deste domingo (4) e disse apostar no interior do Estado para ir ao segundo turno.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade