Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Vamos aguardar com serenidade o resultado das urnas hoje, disse o candidato ao governo paulista pelo PMDB, Paulo Skaf, que chegou à seção eleitoral da Escola Britânica (região oeste) às 9h, onde votou ao lado dos cinco filhos, dos três netos e da mulher, Luzia.
Eu acho que a coisa veio acontecendo com naturalidade. Não foi uma surpresa. Estou sereno. Vamos aguardar, disse Aécio Neves. De acordo com o Datafolha, Aécio Neves mantém a curva ascendente
Santinhos espalhados pelas ruas do Rio de Janeiro (Leo Correa/Associated Press)
Eduardo Jorge diz que PV não deve optar por neutralidade no segundo turno
Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, chega com o filho para votar. Renata estava acompanhada do candidato ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) (Carlos Ezequiel Vannoni/Folhapress)
Vamos ver qual dos três tem mais abertura para superar suas limitações do século 20, diz o candidato do PV à Presidência, Eduardo Jorge, sobre Dilma, Aécio e Marina. Eduardo Jorge votou no colégio Cristo Rei, na Vila Mariana, em São Paulo
Dilma (esq.) ao lado do governador do Rio Grande do Sul e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), e do candidato ao Senado do Estado pelo PT, Oliveira Dutra (Lucas Uebel/AFP)
Dilma convoca reunião com ministros para acompanhar apuração de votos
O candidato ao Senado por São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), vota no Colégio Madre Alix, na alameda Gabriel Monteiro da Silva, no Jardins (Apu Gomes/Folhapress)
Favorito em PE diz que panfletos contra ele são ato de 'desespero'