Este ‘past blogging’ revive os principais momentos da derrubada do presidenteJoão Goulart e do início da ditadura militar. Os horários equivalem ao que acontecia 50 anos atrás. A narrativa começa às 21h30 de 30.mar.1964 e termina em 2.abr.
Recife. A Assembleia Legislativa de Pernambuco já organiza o impeachment de Arraes.
Brasília. Jango deixa a granja do Torto e voa para Porto Alegre num avião da FAB. Ele não chegou a passar no Palácio do Planalto para pegar suas coisas. A primeira-dama, Maria Thereza, tem a tarefa de tirar os filhos da cama, fazer as malas e seguir para o Sul.
Brasília. "Declaro vaga a Presidência da República", exclama Moura Andrade, durante sessão extraordinária convocada para tirar Jango do poder. Em seu pronunciamento, Andrade diz ainda que o presidente "deixou a sede do governo, deixou a nação acéfala numa hora gravíssima". Mas Goulart está em território nacional, no Rio Grande do Sul. Mazzilli é empossado.
O presidente da Câmara Ranieri Mazzilli (Folhapress).
Brasília. O presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli, o presidente do Congresso, Auro de Moura Andrade, e o presidente do STF, Ribeiro Costa, seguem para o Palácio do Planalto.
Recife. Dois estudantes são mortos quando uma passeata vai para o Palácio das Princesas e encontra com tropas que o cercavam.
Rio. Militares atiram contra manifestantes que haviam se reunido em frente ao Clube Militar, na Cinelândia, no centro.
Porto Alegre. Pousa no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o avião presidencial que traz Jango de Brasília. Está com ele o chefe do Gabinete Militar da Presidência, general Argemiro de Assis Brasil.
Jango no Rio Grande do Sul (Folhapress).