Publicidade

poder

AS HORAS DO GOLPE

Este ‘past blogging’ revive os principais momentos da derrubada do presidenteJoão Goulart e do início da ditadura militar. Os horários equivalem ao que acontecia 50 anos atrás. A narrativa começa às 21h30 de 30.mar.1964 e termina em 2.abr.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 04h11  

    Porto Alegre. Jango vai para a casa do comandante do 3º Exército escoltado pela companhia de guarda, reúne-se com Brizola e após ficar sabendo de uma série de más notícias, tem uma crise de choro.

  • 05h21  

    Porto Alegre. O general Floriano Machado entra no quarto onde está o presidente e avisa: “Tropas de Curitiba estão marchando sobre Porto Alegre. O senhor tem duas horas para deixar o país se não quiser ser preso”.

  • 11h00  

    Washington. O presidente americano, Lyndon Johnson, telegrafa a Mazzilli apresentando-lhe “calorosos votos de felicidade”. Johnson afirma que “as relações de amizade e cooperação entre nossos dois governos e povos representam um grande legado histórico e arma preciosa para os interesses da paz, da prosperidade e da liberdade neste hemisfério e no mundo”.

  • 11h45  

    Rio Grande do Sul. Jango voa com o general Assis Brasil para a Fazenda Rancho Grande, em São Borja, onde estão sua mulher e filhos. De lá, a família toma um avião e vai para um rancho às margens do rio Uruguai

  • 12h02  

    Brasília. Na Câmara, o deputado petebista Zaire Nunes diz: “O meu Estado, o Rio Grande do Sul, vinha pela suas forças vivas resistindo ao golpe –fui informado há poucos minutos— [a resistência] cessou. O povo gaúcho foi também esmagado por essas forças que se uniram contra as aspirações de libertação nacional."

  • 12h02  

    Brasília. O deputado Fernando Santana, eleito com votos comunistas na Bahia, declara: “O governo que se instala o faz na base da tirania e da ditadura.”

  • 13h00  

    Rio Grande do Sul. Aconselhado por Assis Brasil, Jango traça o caminho de fuga. O presidente escreve uma nota ao governo uruguaio pedindo asilo.

  • 14h00  

    Recife. O dirigente comunista Gregório Bezerra é preso e torturado. Acaba espancado por um oficial do Exército, com uma barra de ferro, em praça pública. Desde jovem, Bezerra, nascido em Panelas de Miranda (PE), em 1900, aproximou-se de movimentos operários. Em 1930, já como sargento, filiou-se ao PCB. Em 1945, elegeu-se deputado federal constituinte por Pernambuco. Em abril de 1964, dedicou-se a mobilizar os trabalhadores rurais para defender o governo pernambucano.

  • 18h26  

    Rio Grande do Sul. Jango continua nas barrancas do rio Uruguai

  • 18h31  

    Brasília. Auro Moura de Andrade reúne-se com o chefe da representação americana na capital.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade