Publicidade

cotidiano

Greve de motoristas em SP prejudica passageiros pelo 3º dia consecutivo

Após reunião com o superintendente regional do Trabalho em São Paulo, Luiz Antonio Medeiros, empresas e sindicalistas, motoristas de ônibus dissidentes fecharam um acordo para suspender a greve nesta quinta-feira e marcaram uma reunião pela manhã para retomar as negociações sobre reajuste salarial.

Apesar de o Ministério do Trabalho anunciar reunião com o prefeito Fernando Haddad (PT), a prefeitura informou que ainda não recebeu nenhum pedido de encontro. O prefeito já divulgou a agenda de quinta-feira com outros compromissos durante o período da manhã.

O secretário Jilmar Tatto afirmou que a prefeitura manterá a sua posição e não pretende retroagir na negociação com o sindicato. "E se há sabotadores, compete à polícia e ao Ministério Publico tomar a iniciativa. A cidade não pode ser refém de sabotadores".

No fim da noite de quarta, todos os terminais de ônibus que haviam sido bloqueados pelos grevistas já estavam reabertos, segundo a SPTrans.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 18h04  

    Na última hora, a reportagem da Folha passou por alguns dos terminais bloqueados. O Pinheiros estava vazio e havia apenas uma linha em operação. Já no Vila Nova Cachoeirinha e Pirituba, não havia nenhum veículo. No terminal da Lapa, havia ônibus enfileirados e desligados. Há dez terminais fechados devido à greve na capital paulista.

  • 17h44  

    Após quase duas horas de reunião, o impasse entre empresas de ônibus, sindicato e manifestantes continua, assim como a paralisação dos ônibus, em São Paulo, que começou ontem e não tem previsão para terminar. Representantes dos grupos envolvidos tiveram um encontro com o superintendente regional do trabalho em São Paulo, Luiz Antonio Medeiros. Os manifestantes disseram que não concordam com o reajuste determinado em acordo feito pelo sindicato e empresas de ônibus, e aprovado em assembleia na noite da última segunda-feira. As empresas por sua vez disseram quem não podem dar um aumento maior e o sindicato ratificou a legitimidade do acordo estabelecido. Com isso, o superintendente decidiu ouvir cada um dos grupos separadamente para ver se há possibilidade de um novo acordo. Essas reuniões acontecem no fim da tarde desta quarta-feira.

  • 17h42  

    A SPTrans informou que, às 17h20, subiu para dez o número de bloqueios nos terminais de São Paulo: Mercado, Lapa, Pinheiros, Pirituba, Casa Verde, Sacomã, Santo Amaro, Aricanduva, Campo Limpo e Vila Nova Cachoeirinha. Os terminais Parque Dom Pedro 2º, Princesa Isabel, Santana, Barra Funda, Jardim Britânia, Grajaú, Capelinha, Guarapiranga, Aricanduva, João Dias e AE. Carvalho estão abertos, mas há oferta de ônibus inferior à registrada em dias de operação normal do sistema. Nesta quarta-feira (21), o movimento prejudica 300 mil usuários. A SPTrans acrescenta ainda que há paralisações em 11 garagens de cinco empresas concessionárias. São elas: Santa Brígida (2), Sambaíba (4), Gato Preto (2), Via Sul (2) e VIP (1).

  • 17h34  

    O secretário da Segurança afirmou ainda que respeita que o Ministério Público exerça o seu papel e que o governo estadual prestará todas as informações e esclarecer todos os elementos. "Nós temos convicção que a PM exerceu o seu papel, que cumpre o seu dever da melhor forma possível". Grella completou que a PM não poderia retirar os ônibus das vias públicas, porque trata-se de uma infração administrativa.

  • 17h25  

    O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella, afirma que é um "equívoco" dizer que houve passividade" da Polícia Militar no protesto de motoristas e cobradores.

  • 17h10  

    O secretário afirmou ainda que os responsáveis pela greve "são pessoas que não estão agindo de forma adequada, e esse tipo de comportamento é criminoso"

  • 16h58  

    "Vai haver um membro da SPTrans na Central do Copom, onde ele vai fazer a relação online com o comando da polícia para quando precisar de reforço policial para retirada de um veículo e garantir a segurança na retirada", disse Jilmar Tatto.

  • 16h43  

    O secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou na tarde desta quarta-feira que um agente da SPTrans ficará na Central do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) para pedir reforço da polícia e permitir a circulação e retirada de ônibus dos terminais da capital paulista. Esse agente vai centralizar as informações passadas pelos fiscais que atuam na rua. A medida já começou a ser adotada.

  • 16h15  

    CET abonará multas de rodízio aplicadas na manhã desta quarta-feira (21).

  • 16h06  

    Imagem

    Reunião na Secretaria Regional do Trabalho entre dissidentes, sindicalistas e empresas

Pixel tag
Publicidade
Publicidade