Publicidade

Poder

CPI da Petrobras: ex-gerente Pedro Barusco dá depoimento

Barusco é o primeiro a depor à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara que investiga irregularidades na estatal.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 09h45  

    Primeiro a depor à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara dos Deputados que investiga irregularidades na Petrobras, o ex-gerente da estatal Pedro Barusco aceitou a realização de uma sessão aberta.

  • 09h57  

    O presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será ouvido pela CPI na próxima quinta-feira (12).
    Motta afirmou que foi o próprio Cunha, presidente da Câmara, que se colocou à disposição da comissão.

  • 09h54  

    Na semana passada, houve bate-bocahouve bate-boca na abertura da CPI.
    A condução dos trabalhos por Motta foi alvo de críticas por representantes de diversos partidos e chegou a um intenso bate-boca entre os deputados.
    Integrantes de alguns partidos, como PSOL, PPS e PSB, reclamaram que não foram consultados sobre a escolha dos vice-presidentes da comissão.

  • 09h56  

    Imagem

    O ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco chega para depor na CPI da Petrobras (Pedro Ladeira/Folhapress)

  • 10h01  

    Na próxima quinta também será ouvido o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli.
    O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa relatou, em depoimento durante a investigação da Lava Jato, uma operação considerada "suspeita" na qual Gabrielli autorizou a compra de uma refinaria em 2007.
    Naquele ano, a Petrobras pagou R$ 2,7 bilhões pela empresa petroquímica Suzano. Costa revelou que o valor desembolsado ficou "em um patamar bem superior ao mínimo fixado no 'range', face a uma decisão unilateral do então presidente Sérgio Gabrielli".

  • 10h04  

    A decisão que levantou as suspeitas, segundo o delator, foi comunicada por Gabrielli aos outros diretores da estatal do petróleo "em uma reunião de caráter interno da Petrobras na cidade de São Paulo, convocada especificamente para tratar da aquisição".

  • 10h05  

    A defesa de Barusco solicitou que a CPI não fosse filmada. Deputados presentes solicitaram que fosse mantida a transmissão ao vivo. Ainda não houve decisão. O depoimento do ex-gerente da Petrobras ainda não começou.

  • 10h08  

    O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) manifestou concordar com o pedido de Ivan Valente (PSOL-SP) para que todos os parlamentares citados na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sejam ouvidos pela CPI.

  • 10h25  

    O presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou que não cabe a ele se pronunciar sobre o afastamento dos membros da CPI que são investigados pela Operação Lava Jato. "Os apelos feitos por vossas excelências devem chegar até às lideranças dos partidos. Não cabe a este presidente emitir qualquer opinião sobre isso".

  • 10h25  

    O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) discordou do presidente. "Concordo que é atribuição dos líderes, mas para esta CPI não começar em pizza, depende de uma manifestação sua, de vossa excelência, minha, de todos os parlamentares. Não tem condição de investigado investigar, isso vale para a CPI, isso vale para o Conselho de Ética, isso pode cair na Comissão de Constituição e Justiça. Lógico que essa manifestação tinha que ser espontânea de cada um, mas, se isso não acontecer, tem que ter uma manifestação da Casa".

Pixel tag
Publicidade
Publicidade