Publicidade

Poder

CPI da Petrobras: ex-gerente Pedro Barusco dá depoimento

Barusco é o primeiro a depor à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara que investiga irregularidades na estatal.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 13h05  

    Barusco confirmou, ao responder pergunta da deputada Eliziane Gama (PPS-MA), que o ex-presidente da Sete Brasil, João Ferraz, chegou a ter reuniões com o então presidente Lula.
    "É fato que o presidente João Ferraz teve uma ou duas reuniões com o presidente Lula, agora ele não me reportou os assuntos que foram tratados. Eu sei que houve sim uma ou duas reuniões".
    A Sete Brasil, empresa na qual Barusco trabalhou e que prestava serviços para a Petrobras, recebia propinas de estaleiros, segundo o próprio delator.

  • 13h07  

    Imagem

    CPI da Petrobras ouve ex-gerente da estatal Pedro Barusco na Câmara dos Deputado (Pedro Ladeira/Folhapress)

  • 13h14  

    Barusco afirmou que acumulou US$ 97 milhões em propinas no exterior, "com variação de 5% a depender do investimento".

  • 13h16  

    Segundo ele, não houve repasse acima desses valores. Tudo, reafirma Barusco, será repatriado.

  • 13h16  

    Questionado pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP), Barusco disse acreditar que os bancos onde colocou o dinheiro no exterior sabiam que os recursos depositados eram provenientes de propina.
    "Na abertura da conta em qualquer banco suíço tem que fazer aquele perfil, lá a gente coloca [que era funcionário da Petrobras]. Eu acredito que sim [sabiam]. Não estou dizendo só a Denise [Kos, funcionária de um banco na Suíça]. Acho que os bancos todos sabiam".

  • 13h24  

    A oposição aproveita para atacar governo e o PT pela corrupção na Petrobras. Líder do PPS, Rubens Bueno afirmou: "Ex-presidente Lula e presidente Dilma Rousseff são os grandes responsáveis pelo que acontece na Petrobras".

  • 13h26  

    Contrariando versão apresentada pelas defesas dos empreiteiros, Barusco afirmou que nunca houve extorsão das empresas para pagar propina.
    "Eu fico procurando e não encontro caso nenhum. Era uma relação normal, em que se acordavam as coisas, uma vez havia um conflito aqui e ali, mas extorsão eu nunca vi".

  • 13h27  

    Embora não confirme, Barusco admite ter conhecimento sobre a versão de que o ex-diretor Renato Duque fora indicado ao cargo por José Dirceu. Ao responder o questionamento de Rubens Bueno sobre o tema, Barusco disse:
    "A mídia toda falava que era José Dirceu. Essa conversa corria na empresa também."

  • 13h39  

    Imagem

    O presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB, à dir.), o relator Luiz Sérgio (PT-RS) e o ex-gerente da estatal Pedro Barusco (Sérgio Lima/Folhapress)

  • 13h41  

    Deputado do PT, Afonso Florence (BA) questiona Barusco: "Que provas o senhor tem de que Vaccari Neto lhe obrigou a participar de ilícitos?". Em seguida, Florence afirma que o ex-gerente está lançando suspeitas sobre "o maior partido de esquerda hoje no mundo".

Pixel tag
Publicidade
Publicidade