Publicidade

Poder

CPI da Petrobras: ex-gerente Pedro Barusco dá depoimento

Barusco é o primeiro a depor à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara que investiga irregularidades na estatal.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 14h35  

    Pedro Barusco contou que os encontros com Vaccari ocorriam principalmente nos mesmos hotéis onde o ex-diretor Renato Duque, seu superior, e o tesoureiro se encontravam --conforme ambos confirmaram à Polícia Federal. Trata-se dos hotéis Meliá, em São Paulo, e Windsor, no Rio. Duque e Vaccari, porém, dizem que não tratavam de propina nessas reuniões.

  • 14h43  

    Imagem

    O ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, durante a CPI da estatal (Ueslei Marcelino/Reuters)

  • 14h44  

    A deputada Maria do Rosário (PT-RS) reclamou por que Barusco não responde sobre o período Fernando Henrique Cardoso. "Se o senhor pensa que nós vamos acreditar que o pagamento de propina começou a se tornar endêmico só em 2004, o senhor está muito enganado."

  • 14h58  

    "Eu vou devolver tudo, absolutamente tudo. Rendimentos, tudo", reafirma Barusco sobre os US$ 97 milhões que mantém em contas no exterior.

  • 15h08  

    Instado a dar mais elementos sobre sua relação com João Vaccari Neto, Pedro Barusco respondeu sem fornecer mais detalhes, além do que já havia dito.
    "Conversas com Vaccari eram discussões sobre contratos e recebimentos. Esse era o diálogo", resumiu o ex-gerente.

  • 15h13  

    O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) insistiu em obter mais detalhes a respeito dos contatos de Barusco com Vaccari e perguntou se o ex-gerente compareceu ao casamento da filha da presidente Dilma, Paula Rousseff. Paulo Roberto Costa foi um dos convidados.
    Perondi também quis saber se Barusco teme ser o novo Marcos Valério, publicitário condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por ser operador financeiro do mensalão.
    "Não fui nem convidado para o casamento. Sobre essa coisa de Valério estou tentando fazer as coisas da melhor maneira possível", diz Barusco, sem fornecer mais informações sobre Vaccari.

  • 15h22  

    Barusco disse que está sendo investigado pelo Ministério Público Federal e pela Justiça holandesa no caso da propina durante o governo de FHC, em resposta ao deputado Jorge Solla (PT-BA), e que por isso não pode dar detalhes.
    "Estou sendo investigado pelo Ministério Público Federal e pela Justiça holandesa. Então nesse tema aqui, eu já fiz todas as declarações. O aprofundamento eu estou fazendo para o Ministério Público Federal".

  • 15h28  

    O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) anuncia na sessão da CPI que pedirá uma acareação entre Pedro Barusco e João Vaccari Neto.

  • 15h39  

    O crescimento da Petrobras também aumentou a propina, diz Barusco.
    "O aumento das comissões em propina se deve ao aumento da atividade. A Petrobras aumentou muito os investimentos, obviamente aumentou o número de contratos e assim foi num crescente".

  • 15h40  

    O ex-gerente disse acreditar que Graça Foster, ex-presidente da estatal, não sabia do esquema de corrupção.
    "Se ela [Graça Foster] sabia ela guardou para si, porque nunca externou", afirma Barusco.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade