O debate da TV Bandeirantes com Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), foi dividido em cinco blocos. Os quatro primeiros de confronto direto entre os participantes. No último, cada um fez suas considerações finais em dois minutos.
A mediação foi feita pelo jornalista Ricardo Boechat, sem espaço para perguntas de jornalistas.
A transmissão da Folha foi comentada pelos colunistas Clóvis Rossi e Eliane Cantanhêde, além de ter contado com a participação dos jornalistas Gustavo Uribe, Andreia Sadi, Daniela Lima, Cátia Seabra, Paulo Gama, Bernardo Mello Franco, Joelmir Tavares e Mônica Bergamo, que acompanham o debate nos estúdios, e dos repórteres Samantha Lima, Gustavo Patu, Paulo Peixoto, Erica Fraga e Johanna Nublat.
Dilma e Aécio durante o debate na Band; veja galeria de fotos
No primeiro turno, Aécio teve menos votos que Dilma em Minas, Estado que governou por dois mandatos seguidos. O tucano ficou com 39,75% dos votos válidos ante 43,48% de Dilma. Dilma também venceu no Estado em que fez carreira política: ficou em primeiro lugar no RS, com 43,21% dos votos válidos. Por isso, chegou a alfinetar o oponente, ao dizer na semana passada que "quem me conhece, vota em mim".
FOLHA COMENTA governo em mG Paulo Peixoto - O governo de Minas não informa, de fato, os valores gastos com publicidade nas rádios da família do candidato Aécio Neves no Estado; a Folha já tentou obter esses dados por três vezes, desde maio de 2012.
Sobre a construção de creches: Foram feitas 5.902 creches até 2013, mas houve ligeira queda no total de pré-escolas. Leia mais em As 69 promessas que Dilma fez em 2010
Começa o quarto bloco, o último de perguntas diretas. Cada um fará uma
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência
Aécio Neves pergunta por que motivo o governo federal não instituiu um sistema de remuneração melhor por desempenho melhor no funcionalismo público.
Aécio fala sobre "meritocracia". #DebateDaBand No viaduto do Chá e na Cinelândia, só se fala nisso.
— Fernando Rodrigues (@FR_BSB) October 15, 2014
Dilma candidata do PT à Presidência Dilma cita uma condenação de Aécio por contratar funcionários públicos sem concurso. Dilma diz que Aécio perdeu as eleições em Minas e que foi muito mal avaliado. Dilma diz que saiu de Minas Gerais na juventude, mas que não saiu a passeio, saiu para lutar pela democracia, fazendo referência ao fato de Aécio, passar muito tempo em seu apartamento no Rio de Janeiro, mesmo sendo senador e governador em MG.
FOLHA COMENTA educação Érica Fraga: A candidata à reeleição Dilma Rousseff afirmou que uma de suas propostas para um eventual segundo mandato é a discussão sobre mudanças consideradas necessárias no currículo da educação básica, como a redução no número de disciplinas. O governo da presidente Dilma já tinha assumido esse compromisso em 2012, mas a mudança não ocorreu.
Dilma candidata do PT à Presidência "Eu não saí a passeio [de Minas Gerais], senador, saí perseguida [pela ditadura]", diz Dilma na Réplica. Ela faz uma referência às frequentes idas de Aécio ao Rio.
Dilma candidata do PT à Presidência Dilma diz que Aécio não pode falar em meritocracia sendo condenado por uso de funcionários sem concurso. Voltando ao assunto das creches, Dilma diz que tem mais de 2 mil creches construídas e mais 4 mil em construção.
Clóvis Rossi Colunista da Folha Debate é sobre Minas ou sobre o Brasil? Muito tempo investido em eleições em Minas Gerais, se Aécio ganhou, se Aécio perdeu.
O próximo tema do debate é o emprego; veja como está o trabalho no Brasil
Dilma candidata do PT à Presidência
Na sua vez de fazer pergunta, Dilma diz que o PT quebrou a lógica do desemprego e do retrocesso. "O povo brasileiro tem que ter medo", diz Dilma em referência à frase de Regina Duarte, que foi o rosto da campanha do medo contra a eleição de Lula em 2002
Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Não é bem assim: Dilma diz que seu governo está investindo R$ 143 bilhões em mobilidade urbana, dado muito repetido durante a campanha. Essa é uma cifra a ser desembolsada ao longo de anos ainda pela frente.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio responde que Dilma usa o discurso do medo. E que medo é o que a população brasileira sente. Para geração de emprego, Aécio diz que vai recuperar a credibilidade e atrair investidores ao Brasil.
Dilma perguntou sobre emprego, mas pouco se fala disso. Os candidatos mais debatem o passado do que propostas para o futuro
FOLHA COMENTA minas gerais Paulo Peixoto - Ao falar da meritocracia implantada por Aécio em Minas, Dilma, como contestação, cita a inclusão, em 2007, de 98 mil servidores nos quadros da educação do Estado sem concurso. Isso é verdade. E neste ano o STF considerou a lei de Aécio inconstitucional. Agora o governo corre para fazer um concurso.
Clóvis Rossi Colunista da Folha UM CERTO CANSAÇO - Dá a impressão de que os dois adversários estão cansados de trocar farpas ou até tiros. O tom de voz baixou.
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Aécio diz que Dilma mente, Dilma diz que Aécio está fabulando. Quem mente e quem fabula mais?
Dilma candidata do PT à Presidência
Réplica: Dilma diz que o Bolsa Família não tem nenhum parentesco com programas de governo tucanos. Depois, a presidente fala da queda do emprego nos governos do PT.