O debate da TV Bandeirantes com Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), foi dividido em cinco blocos. Os quatro primeiros de confronto direto entre os participantes. No último, cada um fez suas considerações finais em dois minutos.
A mediação foi feita pelo jornalista Ricardo Boechat, sem espaço para perguntas de jornalistas.
A transmissão da Folha foi comentada pelos colunistas Clóvis Rossi e Eliane Cantanhêde, além de ter contado com a participação dos jornalistas Gustavo Uribe, Andreia Sadi, Daniela Lima, Cátia Seabra, Paulo Gama, Bernardo Mello Franco, Joelmir Tavares e Mônica Bergamo, que acompanham o debate nos estúdios, e dos repórteres Samantha Lima, Gustavo Patu, Paulo Peixoto, Erica Fraga e Johanna Nublat.
Dilma e Aécio durante o debate na Band; veja galeria de fotos
FOLHA COMENTA GOVERNO DE MG Paulo Peixoto - É fato que os governos do PSDB em Minas só passaram a cumprir os 12% do orçamento na saúde a partir de 2013; aproveitando a brecha da falta de regulamentação da emenda 29, foi feito acordo com o TCE mineiro
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Dilma cita uma profusão de números, e isso é bom. Passa consistência.
Dilma e Aécio se tratam por "senhor" e "senhora".
Dilma candidata do PT à Presidência Na tréplica, Dilma ironiza a réplica de Aécio, dizendo que o governo de Minas é o terceiro pior Estado na saúde e no atendimento do SAMU, mesmo sendo o terceiro maior Estado em economia. Dilma aproveita para citar que Armínio aumentou a dívida do país e que o Estado de Minas Gerais tem a segunda maior dívida entre os Estados do Brasil. Estado governado pelo PSDB.
FOLHA COMENTA Saúde Johanna Nublat - Dilma diz que a proposta de Aécio para o Mais Médicos vai inviabilizar o programa. De fato, Aécio fala em aperfeiçoar o programa ajudando os médicos cubanos (maioria entre os profissionais) a serem aprovados no Revalida --prova federal de validação do diploma médico-- e igualando os salários dos cubanos aos demais médicos. Isso jogaria por terra a base do Mais Médicos, que é forçar a fixação do médico em determinadas cidades vinculando o registro concedido pelo Ministério da Saúde
Se o #DebateDaBand fosse uma luta de boxe, quem ganhou o primeiro assalto? Impressão: pela aparente tranquilidade, Aécio um pouco à frente.
— Fernando Rodrigues (@FR_BSB) October 15, 2014
"Dilma tem café no bule", diz Mercadante. "O que ela está dizendo está comprovado".
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Personagem principal até agora é Armínio Fraga e Dilma levou duas vantagens: foi a primeira e a última falar no primeiro bloco. Mas Aécio está bem, firme.
Clóvis Rossi Colunista da Folha A julgar pelo primeiro bloco de perguntas e respostas, o debate vai virar um torneio sobre quem mente mais. Difícil para o telespectador/eleitor discernir quem diz a verdade.
Mercadante: Armínio e Pedro Parente (ex-ministro da Casa Civil de FHC) foram aos EUA discutir a privatização do Banco do Brasil
Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Dilma diz que Bolsa Escola e outros programas que deram origem ao Bolsa Família tinham alcance muito menor, o que é verdade. Aécio retruca que o PT foi contra o Plano Real, o que também é verdade.
Começa o segundo bloco do debate.
Aécio Neves questiona Dilma Rousseff sobre a inflação. Veja o que pensam os candidatos sobre o tema.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência
Aécio, que tem falado principalmente de inflação na campanha, citou a recomendação de um secretário de Dilma, que pediu que as pessoas comprassem menos carne. Ele pede que a presidente diga se sua gestão econômica está falha.
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Aécio entra num tema popular, que é a inflação, e vai direto para a frase desastrada do assessor de Dilma que propôs aos brasileiros trocarem a carne pelo ovo para conter a alta de preços. Dilma está na defensiva.
Dilma candidata do PT à Presidência Dilma responde que pede ao telespectador que entre no site do Tribunal de Contas de MG e vejam quem está falando a verdade e quem mente. Sobre a inflação, Dilma diz que a inflação está controlada e dentro da meta, mas que ela sofre pressão de eventos passageiros. Dilma cita Armínio Fraga, que durante os anos FHC deixou a inflação escapar acima da meta por dois anos. Para Dilma, a maior virtude de seu combate a inflação é a manutenção dos empregos, diferente dos governos tucanos, com índices de desemprego mais altos.
. Veja a evolução da inflação dos últimos presidentes.
Dilma comparou a inflação no seu governo ao de Fernando Henrique Cardoso. Veja como foi a inflação dos últimos presidentes.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência
Aécio diz que sente-se honrado de lembrar, nos olhos de Dilma, o ex-presidente Fernando Henrique. Ele ainda reitera que o atual governo fracassou na condução da economia.
FOLHA COMENTA economia Érica Fraga - A candidata Dilma Rousseff citou choques de oferta, como problemas climáticos, como causa da inflação mais alta. Esses choques realmente têm ocorrido, mas há sinais claros de inflação provocada também por excesso de demanda, o que vem provocando aumentos expressivos nos preços de serviços.