O corpo de Eduardo Campos foi enterrado no cemitério Santo Amaro, no Recife, sob aplausos, queima de fogos de artifício e gritos de "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro".
Os filhos de Campos colocaram flores sobre o caixão do pai. E também puxaram gritos de "Viva o Brasil!".
A multidão cantou o Hino Nacional e a música "Segura na Mão de Deus".
O corpo do jornalista Carlos Percol também foi enterrado no cemitério Santo Amaro. O corpo do fotógrafo Alexandre Severo foi cremado no cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, na região da Grande Recife.
De acordo com estimativa extra oficial do governo de Pernambuco, a cerimônia de despedida de Eduardo Campos contou com a participação de cerca de 130 mil pessoas desde as 2h. No entanto, a reportagem encontrou diversos espaços vazios na Praça da República, onde acontecia a missa.
Campos tinha 49 anos e estava em terceiro lugar na corrida presidencial. Tinha 8% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha. Ex-governador de Pernambuco e ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula, era considerado um dos políticos mais promissores de sua geração.
Campos era casado com a economista e auditora licenciada do Tribunal de Contas de Pernambuco Renata Campos, com quem teve cinco filhos --Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel, que nasceu no começo de 2014.
“Vi uma bola de fogo e logo veio um cheiro horrível de querosene queimado. Saiu todo mundo pra rua porque a fumaça estava demais, demais, demais", disse Miriam Martinez, moradora de um dos prédios atingidos. Ela escapou ilesa, mas três vizinhos precisaram ser atendidos com queimaduras leves.
A ex-senadora Marina Silva chegou bastante emocionada à prefeitura de Santos. De acordo com integrantes do PSB, ela chorava muito, principalmente quando encontrou a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP)
Em nota, William Bonner, apresentador do "Jornal Nacional", da Globo, afirma que conheceu o candidato ontem e que, nos bastidores, houve brincadeiras entre os dois e Marina Silva sobre Miguel, o filho de sete meses de Eduardo Campos. "Na bancada, o candidato demonstrou ter consciência do dever de prestar contas de suas ações e propostas com serenidade e cordialidade."
Após a morte de Eduardo Campos, Globo adia entrevistas com presidenciáveis e Band mantém debate. Leia mais aqui
Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), afirmou que a prefeitura da cidade "tomou todas as providências" para prestar atendimento imediato às vítimas do acidente e para evacuar a área onde o avião caiu, por causa do risco de explosão. Segundo ele, de dez pessoas atingidas por estilhaços ou que sofreram intoxicação com a fumaça, apenas uma segue em observação no hospital.
(Crédito: Joel Rodrigues - 30.jul.2014/Folhapress) Eduardo Campos com Marina ao fundo, em evento em Brasília no último dia 30
Grupo de Marina Silva, Rede Sustentabilidade, convida todos a manter Campos em seus pensamentos
“A política, o Brasil e o Nordeste perderam um dos seus representantes mais qualificados. Como deputado, governador e ministro, Eduardo Campos sempre trabalhou pelo desenvolvimento do Brasil. No pouco tempo de sua campanha à Presidência, Eduardo Campos apresentou propostas consistentes, demonstrando que ainda tinha muito a contribuir para o futuro do país", disse ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador. Leia mais sobre a repercussão da morte do candidato
“Quero enviar uma mensagem de solidariedade ao povo brasileiro e pernambucano. Lamento o trágico acontecimento, mas que a vida dele sirva de exemplo para seguirmos em frente com seus valores de compromisso com o povo, principalmente os mais pobres. Vou cumprir o meu mandato até o fim com a consciência tranquila, como ele estaria também . Eduardo, descanse em paz”, disse João Lyra Neto (PSB), governador de Pernambuco
"Perco, antes de tudo, um amigo. Manifesto a minha total solidariedade a sua mulher Renata, seus filhos e familiares. Estendo meus sentimentos às famílias das demais vítimas dessa tragédia", afirmou Lindbergh Farias (PT), senador e candidato ao governo do Rio. Leia mais sobre a repercussão da morte do candidato