Publicidade

poder

Ex-diretor da Petrobras vai à Câmara para explicar compra de refinaria

Nestor Cerveró fala sobre a polêmica compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), em 2006, que custou à estatal brasileira US$ 1,2 bilhão após os desentendimentos com a antiga proprietária e sócia, a empresa belga Astra Oil. Na época, Cerveró presidia a diretoria internacional da estatal e elaborou o resumo técnico, que serviu de base para o Conselho de Administração da Petrobras aprovar a compra. A presidente Dilma era, na época, a chefe da Casa Civil e presidia o conselho, que aprovou a compra de 50% da refinaria

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 15h01  

    A Operação Lava Jato investiga esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões, com ramificações políticas e na petroleira. Em relação ao doleiro Alberto Youssef, também envolvido na Operação Lava Jato e preso pela PF, Cerveró disse que não conhece o doleiro.

  • 14h58  

    Após a fala de Sávio, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) abre sua argumentação questionando se Nestor Cerveró conhecia ou não o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que foi preso pela Operação Lava Jato da Polícia Federal em marco. Cerveró respondeu que sim.

  • 14h55  

    Por fim, o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) indagou se o presidente Lula sabia disso e se a presidente Dilma, na época chefe da Casa Civil, sabia das cláusulas e que a compra seria um bom negócio.

  • 14h54  

    Durante sua fala, o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) apontou contradições na argumentação apresentada inicialmente em seu depoimento de que a compra da refinaria de Pasadena (EUA) seria um bom negócio. Sávio também reforçou a intenção de se criar a CPI da Petrobras.

  • 14h49  

    O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) começa sua fala indicando que se faz necessário instalar a CPI da Petrobrás.

  • 14h47  

    O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) diz que Dilma tenta se "eximir de responsabilidades" justificando que as cláusulas que obrigavam a compra da outra metade da refinaria de Pasadena (EUA) não constavam do resumo executivo.

  • 14h43  

    "Fica cada vez mais claro para mim a forma como a presidente Dilma vem tentando se eximir de suas responsabilidades", afirmou Maia.

  • 14h43  

    Os líderes de partido são os que estão elaborando as perguntas do novo bloco. O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) inicia sua fala criticando à presidente Dilma Rousseff

  • 14h40  

    Após a interrupção, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) toma a fala e elabora suas perguntas para o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

  • 14h38  

    Ao término das perguntas do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), demais deputados presentes questionam a ordem para a elaboração das perguntas, que serão respondidas em bloco.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade