A Folha realiza na nesta quarta-feira (25) o segundo dia do Fórum Infraestrutura de Transporte . No evento, serão debatidos as principais oportunidades de negócios em infraestrutura no Brasil e as variáveis que afetam os próximos leilões de concessões.
Entre os temas abordados, estão os custos, as oportunidades e os desafios da logística brasileira, o impacto da regulação nos leilões, os modelos de concessões e os instrumentos de financiamento.
Também haverá uma mesa sobre a integração dos diferentes meios de transporte e a mobilidade urbana. Entre os palestrantes, estão confirmados os ministros Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Helder Barbalho (Portos). Nelson Barbosa (Planejamento) fez a abertura do primeiro dia.
Participam ainda Alessandro Oliveira, professor-adjunto do ITA, Bruno Pereira, coordenador do portal PPP Brasil, Giovanni Pengue Filho, diretor-geral da Artesp, e José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da Aneor. Veja a programação completa.
Confira a cobertura do primeiro dia do Fórum.
Pereira diz que há uma "evolução razoável" no número de PPPs no Brasil. Foram 83 contratos assinados no último ano, segundo o coordenador do observatório. Ele cita o exemplo britânico, implantado a partir de 1992, no qual marcos regulatórios e estratégias para aumentar eficiência dos recursos fizeram com que as parcerias disparassem no país
Flores afirma que é preciso unir poder público e iniciativa privada para melhorar a eficiência do sistema de transporte das grandes cidades. Uma pessoa que leva duas horas para chegar ao trabalho não tem qualidade de vida, diz. "Lá fora, o que funciona é a integração"
O presidente do Conselho da ANPTrilhos acredita que a concessão eficiente do sistema de transporte desonera o Estado dos custos de operação da malha. Hong Kong seria um exemplo para Flores, já que as linhas são criadas em razão da demanda. No Brasil, há linhas pendulares "totalmente ineficientes" para o transporte de passageiros
Dificuldade em financiamento pode parar obras de rodovias federais
Joubert Flores, presidente do Conselho da ANPTrilhos, afirma que, no Brasil, transporta-se 9 milhões de usuários por dia no país inteiro. Como comparação, ele cita a China, que transporta 7 milhões diários apenas na cidade de Xangai
Resende afirma que o chamado "pedágio social", de R$ 1,60, implementado a partir de 2007, foi um "erro". Esse modelo de tarifa baixa, segundo ele, leva à baixa qualidade do serviço e não dá à concessionária os recursos para investimentos
Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral, afirma que a carência de investimentos em infraestrutura fazem com que as concessões sejam consideradas uma forma mais eficiente de aplicação de recursos
O coordenador do PPP Brasil afirma que não é culpa apenas do poder público, mas de uma "cultura de desconfiança" da iniciativa privada em relação ao Estado
Pereira afirma que há um "país em crise": um governo que arrecada muito e entrega pouco
Bruno Pereira, coordenador do PPP Brasil (Observatório das Parcerias Público-Privadas), afirma que a maior parte do gasto público é estruturado como o integrador de uma cadeia de produção complexa, mas falha. Isso porque não se faz o gasto de forma eficiente, diz o coordenador
Atualizado em 09/05/2025 | Fonte: CMA | ||
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