A Folha realiza na nesta quarta-feira (25) o segundo dia do Fórum Infraestrutura de Transporte . No evento, serão debatidos as principais oportunidades de negócios em infraestrutura no Brasil e as variáveis que afetam os próximos leilões de concessões.
Entre os temas abordados, estão os custos, as oportunidades e os desafios da logística brasileira, o impacto da regulação nos leilões, os modelos de concessões e os instrumentos de financiamento.
Também haverá uma mesa sobre a integração dos diferentes meios de transporte e a mobilidade urbana. Entre os palestrantes, estão confirmados os ministros Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Helder Barbalho (Portos). Nelson Barbosa (Planejamento) fez a abertura do primeiro dia.
Participam ainda Alessandro Oliveira, professor-adjunto do ITA, Bruno Pereira, coordenador do portal PPP Brasil, Giovanni Pengue Filho, diretor-geral da Artesp, e José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da Aneor. Veja a programação completa.
Confira a cobertura do primeiro dia do Fórum.
O presidente da Anut, Luiz Henrique Baldez, afirma que apenas 10% das rodovias brasileiras são concessionadas. "Em relação aos 90% restantes, o poder público tem a obrigação de me dar uma rodovia nas mesmas condições que a concessionada", diz
Segundo Pengue, o impacto de custo na logística de caminhões em razão da baixa qualidade das estradas é gigantesco. Ele aponta uma diferença 91% maior no custo de percurso em estradas de má qualidade
Gosling, diretor de logística do Grupo São Martinho, afirma que estão sendo feitos investimentos na empresa para operar por matriz ferroviária, sobretudo na logística de commodities. Precisamos trabalhar em "multimodalidade". "Não fazer isso encarece o Brasil como um todo", afirmou
Em 2014, todos os acidentes viários nas estradas trouxeram um custo de cerca de R$ 12 bilhões, de acordo com Pengue. A melhor qualidade das estradas fez com que o número de mortes diminuísse 28% no Estado, afirmou
Empresas oferecem soluções para baratear transporte de cargas
Giovanni Pengue Filho, diretor-geral da Artesp, afirma que foram feitos R$ 71 bilhões de investimentos em rodovias paulistas nos últimos 17 anos. Como exemplo, citou o anel viário de Cubatão, que facilita o acesso ao porto de Santos
Metade da tarifa paga rendimento e remuneração do concessionário, segundo Baldez. O modelo de concessão é de transferência do investimento do governo para setor privado, segundo o presidente da Anut
Baldez, presidente da Anut, afirma que as tarifas penalizam o usuário na medida em que o custo do pedágio é muito alto. O custo do caminhão, segundo ele, duplica se circular por rodovia de alta qualidade. O governo transfere, via concessão, as suas responsabilidades em relação às rodovias
A primeira mesa do debate trata do impacto das concessões de rodovia e da melhoria da logística no custo de produção do país, com mediação da repórter Tatiana Freitas, da Folha
Atualizado em 09/05/2025 | Fonte: CMA | ||
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