A Folha realiza na nesta quarta-feira (25) o segundo dia do Fórum Infraestrutura de Transporte . No evento, serão debatidos as principais oportunidades de negócios em infraestrutura no Brasil e as variáveis que afetam os próximos leilões de concessões.
Entre os temas abordados, estão os custos, as oportunidades e os desafios da logística brasileira, o impacto da regulação nos leilões, os modelos de concessões e os instrumentos de financiamento.
Também haverá uma mesa sobre a integração dos diferentes meios de transporte e a mobilidade urbana. Entre os palestrantes, estão confirmados os ministros Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Helder Barbalho (Portos). Nelson Barbosa (Planejamento) fez a abertura do primeiro dia.
Participam ainda Alessandro Oliveira, professor-adjunto do ITA, Bruno Pereira, coordenador do portal PPP Brasil, Giovanni Pengue Filho, diretor-geral da Artesp, e José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da Aneor. Veja a programação completa.
Confira a cobertura do primeiro dia do Fórum.
Governo mudará regras de licitação para atrair estrangeiros em leilões
Se faltam essas condições, de acordo com Sebastiani, o país acaba por atrair investimentos especulativos, pouco convenientes para o setor. O desenvolvimento da infraestrutura deve ser de longo prazo e chegar a um equilíbrio entre diferentes interesses
O sistema judicial deve ser rápido e de confiança, segundo Sebastiani. Os investidores querem condições adequadas de rentabilidade e de remuneração de capital, além de uma "relativa certeza" a longo prazo. Nada afasta mais o investidor do que "inventar regras que mudam durante os contratos", diz
Mario Sebastiani, professor em Economia Politica da Universidade de Roma Tor Vergata, afirma que haverá uma forte concorrência em relação à busca por capitais internacionais. No mercado global, não há falta de capitais, mas de condições adequadas para atrair esses valores para o Brasil. São os marcos políticos e regulatórios que inspiram a confiança dos investidores
Segundo Dutra, as agências regulatórias devem contar apenas com quadros técnicos, sem vinculação aos governos federal e estadual. O advogado aponta que há pouca independência das agências, que estão cada vez mais vinculadas aos Ministérios e Secretarias
Na opinião de Dutra, preço módico é uma tarifa justa e não abusiva, não necessariamente a mais barata. É preciso evitar o "irrealismo tarifário" e subsidiar o acesso apenas daqueles que não podem pagar
Pedro Dutra, advogado especializado em Direito Econômico, afirma que não se pode confundir governo com Estado, uma estrutura permanente acima das contradições partidárias. Dutra acredita que o próprio governo, embora incentive a participação privada, "conspira contra"
Esq. p/ dir.: Pedro Dutra, Mario Sebastiani e o mediador Julio Wiziack (Crédito: Marina Estarque/Folhapress)
MESA 1 - Marcos regulatórios: o impacto de processos de licenciamentos e regulação
Pedro Dutra, advogado especializado em Direito Econômico
Mario Sebastiani , professor em Economia Politica da Universidade de Roma Tor Vergata
Julio Wiziack, repórter especial da Folha
Governo quer pagamento antecipado de novas concessões de aeroportos
O ministro diz que nas próximas concessões de aeroportos a participação da Infraero mudará. Há, segundo ele, divisão no governo entre diminuir a participação para 15%, garantindo assento representativo no conselho, ou acabar com qualquer participação, que é o que ele defende
Atualizado em 09/05/2025 | Fonte: CMA | ||
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