A Folha realiza na nesta quarta-feira (25) o segundo dia do Fórum Infraestrutura de Transporte . No evento, serão debatidos as principais oportunidades de negócios em infraestrutura no Brasil e as variáveis que afetam os próximos leilões de concessões.
Entre os temas abordados, estão os custos, as oportunidades e os desafios da logística brasileira, o impacto da regulação nos leilões, os modelos de concessões e os instrumentos de financiamento.
Também haverá uma mesa sobre a integração dos diferentes meios de transporte e a mobilidade urbana. Entre os palestrantes, estão confirmados os ministros Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Helder Barbalho (Portos). Nelson Barbosa (Planejamento) fez a abertura do primeiro dia.
Participam ainda Alessandro Oliveira, professor-adjunto do ITA, Bruno Pereira, coordenador do portal PPP Brasil, Giovanni Pengue Filho, diretor-geral da Artesp, e José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da Aneor. Veja a programação completa.
Confira a cobertura do primeiro dia do Fórum.
Nilson Gibson Sobrinho, vice-presidente executivo da ABTC (Associação Brasileira de Transporte de Logística e Carga), afirma que é preciso discutir o Brasil em termos além da região Sudeste e integrar o território nacional
Esq. p/ dir.: Wilen Manteli, Helder Barbalho, Nilson Gibson Sobrinho e o mediador Dimmi Amora (Crédito: Marina Estarque/Folhapress)
MESA 4 - Integração entre modais: o estado do planejamento na logística brasileira
Wilen Manteli, diretor presidente da ABTP
Helder Barbalho, ministro da Secretaria de Portos
Nilson Gibson Sobrinho, vice-presidente executivo da ABTC
Dimmi Amora, repórter da Folha
"Se o usuário não pagar a tarifa, alguém vai pagar. Realmente não existe almoço grátis", diz Clodoaldo Pelissioni, secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo
Para Marcos Bicalho, diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, a questão tarifária é uma grande barreira para a melhoria da qualidade do serviço, especialmente de ônibus. Segundo ele, na maioria das capitais a tarifa cobre o custo do sistema de ônibus. "Assim realmente você limita a qualidade do serviço. Então nós entendemos que a saída para isso é a subvenção pública do transporte. A PEC Erundina , que transformou o transporte em um direito social, abre a possibilidade de ter um fundo com recursos públicos para melhorar a qualidade", disse
Transporte público precisa de R$ 235 bi em investimento, estima BNDES
Pelissioni disse que cada modal tem de estar adequado à demanda. O metrô e o trem têm uma alta capacidade de transporte, equivalente ao dobro do monotrilho. O secretário também menciona o VLT, que para ele é uma ótima solução para cidades médias
Segundo Valença, diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, é importante criar uma cultura de conhecimento técnico, porque o setor está sucateado. "Estamos procurando trazer o conhecimento internacional e os dados técnicos para não ficar reinventando a roda. As decisões têm que ser técnicas", disse
Clodoaldo Pelissioni, secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, diz que a Grande São Paulo está evoluindo para uma macrometrópole, juntando-se com o Vale do Paraíba, com a Baixada Santista e com Campinas, juntando 30 milhões de pessoas em 1% do território do Brasil. Com isso, há um grande desafio quanto à mobilidade de pessoas e de carga.
Pelissioni afirma que são importantes os projetos de plataformas logísticas para cargas, com as quais o contêiner trafegaria de trem, e não de caminhão, pela Grande São Paulo
Valença, diretor-presidente da CCR MetrôBahia, diz que será inaugurada uma estação de metrô a cada um ou dois meses em Salvador, e estão em construção 34 trens novos
Atualizado em 09/05/2025 | Fonte: CMA | ||
Bovespa | +0,20% | 136.512 | (17h37) |
Dolar Com. | -0,12% | R$ 5,6541 | (17h00) |
Euro | -0,42% | R$ 6,3688 | (17h30) |