Publicidade

Poder

Presidente Dilma e governadores tomam posse nesta quinta-feira (1º)

A presidente reeleita, Dilma Rousseff, e os governadores assumem os novos mandatos nesta quinta-feira (1º). Acompanhe a cerimônia de Brasília, que está prevista para 15h. Os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo), Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), Fernando Pimentel (Minas Gerais), Rui Costa (Bahia), Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro), José Ivo Sartori (Rio Grande do Sul), Paulo Câmara (Pernambuco), Beto Richa (Paraná), Flávio Dino (Maranhão), Tião Viana (Acre) e Renan Filho (Alagoas) também foram empossados nesta quinta-feira.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 16h00  

    "Em 2015, iniciaremos uma nova carteira de investimento em logística, urbano. Sobretudo em parcerias privadas. Garantir que o mercado de crédito de longo prazo se expanda. Garantindo também que haja sustentação para os projetos de grande vulto. Apoiar estados e municípios na expansão da infraestrutura em transporte coletivo em nossas cidades."

  • 16h00  

    A presidente anuncia o novo lema de seu governo: "Brasil: pátria educadora".

  • 16h01  

    "É um lema simples, direto e mobilizador. Nossa grande prioridade, para qual deve convergir o esforço de todas as áreas do governo."

  • 16h02  

    "A educação será a prioridade das prioridades. Só a educação liberta o povo", diz Dilma.

  • 16h02  

    Prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu a escolha de Cid Gomes para chefiar o Ministério da Educação. "Ele se destacou [no Ceará] como gestor educacional dos mais importantes do país", disse. Apesar de elogiar o atual titular, Henrique Paim, disse que é importante "oxigenar" a pasta. "Paim está há 11 anos no Ministério da Educação. Ele tem toda a tranquilidade de compreender que, depois de um ciclo, você [deve] até por uma regra básica oxigenar, mexer nas gavetas, tirar o pó. Tem que fazer uma troca, mantendo alguns quadros, trocando outros", explicou Haddad.

  • 16h04  

    Na educação, Dilma promete ampliar creches e pré-escolas e universalizar o ensino infantil até 2016. A presidente cita o Pronatec. Fala também em estimular o crescimento das universidades, aproximando-os dos setores mais dinâmicos da nossa economia e lembra dos benefícios do programa Ciência sem Fronteiras.

  • 16h05  

    "O Brasil vai continuar como um país líder em políticas sociais transformadoras. Aos beneficiários do Bolsa Família, daremos novas oportunidades, como formação profissional para adultos." A presidente também promete a ampliação do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

  • 16h05  

    O novo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, diz que a transição com Moreira Franço, que deixa a pasta, está correndo muito bem e chama o antecessor de "irmão". "Por mim, ele tinha que continuar", diz. Perguntado por que ele foi substituído, ele respondeu: "Aí precisa ver com quem põe e quem tira".

  • 16h06  

    "Na saúde, reafirmo nosso compromisso de fortalecer o SUS", diz Dilma. Ela reconhece o programa Mais Médicos como sua marca mais forte na área em seu primeiro mandato. A presidente promete ampliar a formação de novos profissionais no país.

  • 16h09  

    Na política externa, Dilma promete continuar fortalecendo as parcerias com países da América Latina. Também reafirma o compromisso de ampliar acordos com a África e com os BRICS (grupo que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Pixel tag
Publicidade
Publicidade