A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) participaram do terceiro debate antes do segundo turno da eleição presidencial. O confronto organizado pela TV Record foi apresentado pelos jornalistas Adriana Araújo e Celso Freitas.
O debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro tem oito rodadas de confronto direto —com pergunta de livre escolha, resposta, réplica e tréplica. Com quatro rodadas, o segundo bloco terá o mesmo formato do primeiro. No terceiro, mais duas rodadas de confronto direto e no último os candidatos farão as considerações finais.
A transmissão da Folha foi comentada pelos colunistas Clóvis Rossi e Eliane Cantanhêde, além de contar com a participação dos jornalistas Natuza Nery, Daniela Lima, Cátia Seabra, que acompanham o debate nos estúdios, e dos repórteres Samantha Lima, Gustavo Patu, Paulo Peixoto, Fabio Takahashi, Mariana Carneiro e Johanna Nublat.
Dilma e Aécio durante o debate na Record; veja galeria de fotos
Produção da Petrobras fica estagnada; saiba mais sobre a estatal
Celso Kamura, "ministro do Cabelo", informa: Dilma usa MAC nos lábios. Na pele, make up Forever.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio diz que a Petrobras perdeu metade de seu valor no governo Dilma.
Confira os últimos resultados da Petrobras
Clóvis Rossi Colunista da Folha Palavrinhas muito frequentes no debate: "perverso/a" (sobre o governo Dilma) e "estarrecedor" (de Dilma sobre as falas de Aécio). Não são elogios, mas é bem melhor do que "leviana", "mentiroso/a" do debate anterior.
Dilma candidata do PT à Presidência "Candidato você é engraçado, quando é ruim, pertence ao PT, quando não é, você diz que é de todos, são 2 pesos e duas medidas".
Dilma diz que Aécio quer privatizar a Petrobras, que mais cedo ou mais tarde ele vai colocar a privatização na pauta, e que quer fazer isso diminuindo seu valor de mercado.
FOLHA COMENTA Petrobras Samantha Lima - Entre 2009 e 2014, a produção de petróleo da Petrobras no Brasil não saiu do patamar de 2 milhões de barris por dia. Neste ano, a empresa pretende elevar sua produção em 7,5%. No entanto, até setembro, a produção só cresceu 3,3%. A presidente da Petrobras, Graça Foster, acredita que, com a entrada em funcionamento de novas plataformas, consiga atingir tal meta. Analistas de mercado são céticos em relação a esta previsão.
Mônica Moura, mulher de João Santana, marqueteiro de Dilma, é quem puxa aplausos para ela. "Vamos, Dilma!", afirma.
Clóvis Rossi Colunista da Folha "Eu acho que o povo está querendo escutar propostas", diz Dilma. Eu também.
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Dilma reagiu como técnica, Aécio está sendo mais político ao falar da Petrobras. Dilma volta a dizer que Aécio está denegrindo a Petrobras e que a empresa será a maior empresa do,país por muito e muito tempo. Auditório aplaude.
Dilma candidata do PT à Presidência Em nova pergunta, Dilma diz que é preciso unificar as ações de segurança pública. "O crime age de forma unificada, e a polícia age de forma fragmentada." Ela pergunta a Aécio o que ele propõe para a área.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio diz que quer fortalecer a Polícia Federal, que teve o pior investimento nos últimos 5 anos. Diz que em seu governo, não vai terceirizar responsabilidades, e que vai pessoalmente conduzir a política de segurança com os Estados. Também promete mudar a relação com os países vizinhos, produtores de drogas
Dilma candidata do PT à Presidência Na réplica, menciona os centros de integração das polícias federal, civil e militar, que operaram durante a Copa.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio diz que Minas tem a quinta menor taxa de homicídio do Brasil. Citou os centros integrados da copa do mundo, que poderiam continuar a final da Copa. Lembrou da promessa de Dilma de colocar 14 drones para monitorar as fronteiras, mas que na verdade só colocou 2.
Clóvis Rossi Colunista da Folha Debate envereda para o tema da segurança pública. Aécio diz que "propõe uma proposta". Ótimo. Mas a discussão volta ao ponto em que esteve no debate anterior, em que ambos, aliás, concordaram em dar ao governo central um papel que ele não tem até agora.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Em uma nova pergunta, Aéico diz que os bancos públicos sairiam fortalecidos de seu governo. "É justo que a Caixa e o Branco do Brasil estejam recebendo atrasado o dinheiro do tesouro?"
Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Não está clara a proposta de Dilma de mudar a Constituição para permitir ação integrada entre governo federal e Estados na segurança pública. Como ela mesmo disse, essa integração aconteceu na Copa do Mundo, sem impedimento constitucional.
Amazônia, analfabetismo, aborto, homicídio, desigualdade: NADA. Só esse GOL a GOL de VÁRZEA.
— Antonio Prata (@antonioprata) October 20, 2014
Dilma candidata do PT à Presidência Dilma diz que a relação do governo com os bancos públicos é grande, e que teve seus lucros ampliados, seus juros diminuídos e a inadimplência reduzida.
Dilma cita que Armínio Fraga afirmou que iria diminuir a participação dos bancos públicos. Cita o BNDES como fomento para empresas, o Banco do Brasil no agronegócio, e a Caixa que financia programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida.
Para Dilma, não existe investimento em obras de mobilidade urbana, tampouco investimento em longo prazo, sem participação dos bancos públicos.