A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) participaram do terceiro debate antes do segundo turno da eleição presidencial. O confronto organizado pela TV Record foi apresentado pelos jornalistas Adriana Araújo e Celso Freitas.
O debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro tem oito rodadas de confronto direto —com pergunta de livre escolha, resposta, réplica e tréplica. Com quatro rodadas, o segundo bloco terá o mesmo formato do primeiro. No terceiro, mais duas rodadas de confronto direto e no último os candidatos farão as considerações finais.
A transmissão da Folha foi comentada pelos colunistas Clóvis Rossi e Eliane Cantanhêde, além de contar com a participação dos jornalistas Natuza Nery, Daniela Lima, Cátia Seabra, que acompanham o debate nos estúdios, e dos repórteres Samantha Lima, Gustavo Patu, Paulo Peixoto, Fabio Takahashi, Mariana Carneiro e Johanna Nublat.
Dilma e Aécio durante o debate na Record; veja galeria de fotos
Piada na claque do Aécio: "Serra chegou antes do Geraldo Alckmin. Por isso choveu".
Candidatos até agora não se cumprimentaram.
Celso Kamura, apelidado de "ministro do Cabelo", chegou.
Ele é o cabeleireiro de Dilma.
Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, na chegada à Record para o debate (Eduardo Knapp/Folhapress)
Dilma e Aécio leem as anotações que trouxeram enquanto esperam.
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), candidato a vice na chapa de Aécio, também está presente
Os candidatos já estão posicionados; Dilma à esquerda do palco, e Aécio, à direita
Celso Russomanno, deputado mais votado no país, está na primeira fila. Ele tem programa na Record.
Começa o debate da Record, com Dilma perguntando, segundo ordem definida em sorteio
Dilma candidata do PT à Presidência Dilma pergunta a Aécio o que ele acha da universalização da lei do Simples (regime de tributação simplificado para micro e pequenas empresas).
Clóvis Rossi Colunista da Folha Ufa, começou bem: tema novo (pequenos empreendedores) e não houve ataques nesses primeiros 90 segundos.
O Simples, sistema de arrecadação para micro e pequenas empresas, é o primeiro tema do debate; tire suas dúvidas sobre o programa
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Dilma abre com um tema fundamental: micro e pequenos empresários, que têm enorme importância para a economia e para as pessoas de todo o país. Além de serem milhões e milhões de eleitores. Na resposta, Aécio parece um pouco nervoso.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Sobre a universalização do SIMPLES, Aécio Neves responde que o PSDB foi o criador do sistema, e diz que tem que ampliar o alcance do SIMPLES. E diz que pretende simplificar o sistema tributária para todos os brasileiros, para gerar novos empregos. Aécio diz que está preocupado com o decréscimo da geração de empregos.
Clóvis Rossi Colunista da Folha Primeira promessa da noite (de Aécio): simplificação tributária.
Tô enganado ou o@#DebateNaRecord começou mais propositivo, com pergunta sobre impostos?
— Fernando Rodrigues (@FR_BSB) October 20, 2014
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Mas Aécio surpreendeu, porque estava com a resposta na ponta da língua. E o mais importante: o debate não começou com pancadaria. Será que vai ser minimamente propositivo?
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio elogia a qualidade da pergunta no debate e diz que governar é aprimorar as boas idéias. Não tem a preocupação de ser dono dos programas, os programas são para todos. Aécio diz que vai fazer o Brasil voltar a crescer e ampliar os programas.
Dilma candidata do PT à Presidência Dilma diz que o Simples cresceu 111% em sua gestão e que o Simples foi universalizados neste ano, com 140 tipos de negócio incluíndos no regime tributário. "Trabalhamos para o fim do abismo tributário", concluiu.