Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Dilma agradece a parceiros políticos e militantes por apoio no primeiro turno; "Na nossa trajetória, é a sétima vitória".
Dilma sobe a palco em Brasília e é recebida com gritos de "1, 2, 3, é Dilma outra vez".
São Paulo: "Com certeza, quero disputara eleição [para a prefeitura] em 2016", afirma Celso Russomanno, candidato a deputado federal mais votado. Assista a cobertura ao vivo aqui
"Não digo que apoiaremos a Dilma, mas tudo será decidido com muita calma e racionalidade", afirma Luciana Genro (Psol). Leia mais
Minas Gerais: Derrotado, Pimenta da Veiga diz que venceria com mais alguns dias de campanha. Leia mais
Rio Grande do Norte: Henrique Alves e Robinson Faria disputam o segundo turno. Leia mais
Luciana Genro diz ter ficado 'feliz' com votação e estuda apoio a Dilma no segundo turno.
São Paulo: “Não vou falar que tem má-fe [dos institutos de pesquisa], mas algo tem que ser explicado, porque toda vez, a 12 horas da eleição, os institutos de pesquisas dão 7 pontos a menos para o PT em São Paulo. Há algo nos institutos que não acompanham a realidade do processo de decisão de voto do povo aqui em São Paulo”, diz Alexandre Padilha, que ficou em terceiro lugar na disputa ao governo.
Pará: Com 99,19% dos votos para governador apurados, Helder Barbalho (PMDB) tem 49,90% e Simão Jatene (PSDB), 48,46%.
Aécio faz homenagem a Eduardo Campos e se diz honrado com a votação; "Me sinto vitorioso", diz.