Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Editor-executivo e coordenador da Agência Folha comentam primeiro turno. Assista
Governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB) defende apoio à candidatura de Aécio Neves.
Rio Grande do Sul: "Devo deixar claro que a nossa posição que tivemos na composição [da chapa] no Rio Grande do Sul era contrária ao PT nacionalmente", diz José Ivo Sartori (PMDB), vencedor do primeiro turno. Leia mais
Minas Gerais: "Minas não tem dono, não tem rei, não tem imperador. Soberano é povo de Minas", afirma o governador eleito, Fernando Pimentel (PT). Leia mais
Rio Grande do Sul: Surpresa da eleição para o governo, o peemedebista José Ivo Sartori diz ter superado 'pobreza' da campanha.
Colunista da Folha, Demétrio Magnoli acredita que Aécio vencerá se tiver apoio de Marina. Assista ao vídeo na "TV Folha"
Pará: Resultado mantém a tradição de disputas apertadas no Pará, único Estado do país que jamais teve uma eleição decidida em primeiro turno. Helder Barbalho e Simão Jatene estão na disputa. Leia mais
Ex-candidata de Lula, Dilma hoje é candidata dela mesma, afirma repórter da Folha. Assista ao vídeo
Aécio faz aceno a Marina e diz que é hora de "unir forças". Leia mais
Minas Gerais: "Essa eleição mostra a derrota da arrogância. Aqueles que disseram que iam ter 4 milhões de votos na frente, colheram agora nas urnas 1 milhão de votos a mais contra eles e quase 500 mil votos a mais na coligação nacional", diz Fernando Pimentel (PT), governador eleito.