Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
"A mentira é um combustível que move a ação política do PT desde as contas públicas ate as supostas realizações do governo. Além dos dossiês falsos", diz o candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves, Aloysio Nunes Ferreira, ao chegar com Aécio ao diretório do PSDB em São Paulo.
Bahia: Com 93,83% das urnas apuradas, o candidato Rui Costa (PT) segue liderando com 54,07% dos votos válidos. Os números atuais garantem sua eleição no primeiro turno. Em segundo, está Paulo Souto (DEM), com 37,64%.
Pará: Faltando 1,71% dos votos para terminar a apuração, a disputa pelo governo do Estado permanece indefinida. Helder Barbalho (PMDB) lidera a disputa com 49,92% dos votos válidos, enquanto o governador Simão Jatene (PSDB), que tenta a reeleição, tem 48,43%. Ambos podem se eleger no primeiro turno ou disputar o segundo.
Para José Aníbal, a oposição precisa agora se unir. Assista
Aécio é o mais votado em NY; Dilma fica em terceiro. Leia mais
São Paulo: Balanço final do TRE-SP aponta que 0,6% das urnas eletrônicas instaladas no Estado foram substituídas em razão de problemas técnicos.
Colunista Eliane Cantanhêde comenta guinada de Aécio Neves. Leia aqui
Rio Grande do Norte: Com 54,9% dos votos válidos, Fátima Bezerra (PT) foi eleita senadora pelo Rio Grande do Norte. Em segundo lugar ficou Vilma Faria (PSB), com 43,23%. Em terceiro, Professor Lailson (PSOL), com 1%. O Estado tem 95% das urnas apuradas.
"Valeu demais. Saio desse momento muito feliz, saio muito animado. Podem estar certos de que eu realmente... http://t.co/nwJFJrF8iX
— Paulo Skaf (@skafoficial) October 5, 2014