Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Alagoas: Renan Filho (PMDB) é o novo governador. Benedito Biu de Lira (PP) registra 34% (com 98% das urnas apuradas). Leia mais
Pará:Disputa acirrada leva ao segundo turno entre Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB).
Famosos vão às urnas e revelam seus votos; saiba quem votou em quem. Confira fotos
Alagoas: Renan Filho (PMDB) é o novo governador.
Tenho um compromisso arraigado, profundo. Governo novo, ideias novas #Dilma13PraVencer
— Dilma Rousseff (@dilmabr) October 6, 2014
Andrea Matarazzo, vereador tucano, diz ser possível ajustar a economia sem prejuízos à população. Assista ao vídeo na "TV Folha"
"Vamos acreditar que é possível, como eu sempre acreditei, dar ao Brasil um governo que una decência e eficiência". #Aécio45
— Aécio Neves (@AecioNeves) October 6, 2014
PSB pede que PT afague em Marina para convencê-la a apoiar Dilma. Leia mais
Votos nulos e brancos são quase o triplo da soma dos votos a nanicos. Leia mais
PT vai recorrer a irmãos Viana para neutralizar apoio de Marina a Aécio. Leia mais