AO VIVO
Começa cerimônia de homenagem à Chape na Arena Condá; acompanhe
Chamada - acidente Chapecoense
Começou ao redor das 13h30 a homenagem às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, na Arena Condá, estádio do clube. Os corpos das vítimas chegaram à Arena sob forte chuva. Após reação negativa, o presidente Michel Temer voltou atrás e participa do velório realizado no estádio.
Setenta e uma pessoas morreram na queda do avião, ocorrida na madrugada de terça (29). O time catarinense se dirigia a Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da cidade colombiana.
Entre as vítimas estão jogadores e membros da delegação do clube brasileiro, jornalistas que fariam a cobertura do jogo e membros da tripulação. Veja a lista aqui.
acompanhe
Chapecó prepara velório coletivo para vítimas
A maior parte dos jogadores da Chapecoense e dos jornalistas que estão entre as 71 vítimas da queda do avião na Colômbia nesta terça-feira (29) deve ser levada para um velório coletivo em Chapecó.
Equipes de segurança do Estado e da prefeitura estão inspecionando a Arena Condá, casa da Chapecoense, para organizar a despedida dos moradores e familiares das vítimas.
Luzes se apagaram repentinamente, diz sobrevivente de acidente
Um breve relato de uma das sobreviventes do acidente aponta para uma falha no sistema elétrico da aeronave instantes antes da queda. Segundo pilotos ouvidos pela Folha, a pane é compatível com a tese de falta de combustível e desligamento dos motores.
O governador de Antioquia (departamento cuja capital é Medellín), Luis Pérez, contou à imprensa colombiana que conversou com a auxiliar de voo Ximena Suárez no hospital. "O pouco que ela falou foi que luzes começaram a se apagar repentinamente e que 40 ou 50 segundos depois sentiu a pancada. Ela se lembra até aí."
Piloto relatou falta de combustível, diz testemunha
Um copiloto da empresa Avianca, que estava em uma rota próxima ao do avião da Chapecoense, afirmou ter escutado um diálogo entre o piloto da aeronave que caiu e a torre de controle do aeroporto colombiano de Rionegro em que o comandante do voo relata problemas de combustível. As informações são da imprensa colombiana.
Jogo FIFA 17 faz homenagem à Chapecoense
As homenagens ao Chapecoense chegaram ao FIFA 17. A EA Sports, produtora do game, habilitou a possibilidade de escolher o escudo e o uniforme do time na função "Ultimate Team".
O jogo traz ainda a mensagem: "Vista esse uniforme e escudo em apoio aos amigos, familiares e fãs da Chapecoense. Força, Chape".
Reprodução FIFA 17 possibilita o uso do escudo e do uniforme da Chapecoense Reprodução Flamengo faz homenagem em pano de fundo de entrevista coletiva
O Flamengo divulgou há pouco, no Twitter, foto do pano de fundo do espaço de entrevista coletiva. Junto aos patrocinadores há a inscrição #ForçaChape, hashtag que tomou a internet em lembrança às vítimas do acidente com o avião que levava a equipe do Chapecoense.
Complexo esportivo em Portugal tem bandeira do Brasil e da Chapecoense
A Cidade do Futebol, complexo esportivo da Federação Portuguesa de Futebol, divulgou imagem que mostra as bandeiras do Brasil e da Chapecoense hasteadas no local.
'Não é para você ir nesta viagem', pediu noiva a lateral sobrevivente
Na última semana, enquanto se preparava para viajar à Colômbia para a final da Copa Sul-Americana pela Chapecoense, o passaporte do lateral Alan Ruschel, 27, desapareceu em sua casa.
"Um dia, vi o passaporte em cima da mesa. Dois dias depois, havia sumido", lembra Marina Storchi, 24, noiva de Ruschel. "Reviramos tudo. Procurei até no lixo. E nada do passaporte do guri."
"Não sei o que me deu. Estava tudo comprado. Mas tive certeza de que não era para eu ir, conta a designer gaúcha, que contrariou os pais com a decisão inesperada.
Guillermo Ossa/AP Photo O lateral Alan Ruschel é levado de maca em hospital em La Ceja, na Colômbia Destaque da Chapecoense, Danilo, 31, morreu no auge de sua carreira
O goleiro Danilo, 31, morreu seis dias após ser o principal responsável pela classificação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana. Ele se tornou o herói do jogo contra o San Lorenzo, realizado na quarta (23), quando defendeu com o pé direito um chute à queima-roupa nos acréscimos do segundo tempo.
Antes, o goleiro também foi o principal personagem do time nas quartas de final do torneio. Há dois meses, defendeu quatro das oito cobranças de pênaltis e viu a Chapecoense bater o Indepediente por 5 a 4, após empate no tempo normal por 0 a 0.
Vinte corpos de vítimas já foram identificados
A Folha apurou que 20 corpos das vítimas do acidente já foram identificados por técnicos da Polícia Federal e do Itamaraty que chegaram nesta madrugada a Medellín, em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).
A expectativa das autoridades brasileiras e colombianas é a de que todos os 71 mortos sejam identificados até o fim desta quarta-feira (30) ou nesta quinta (1º). Os corpos têm sido liberados para preparo e embalsamamento na medida que vão sendo reconhecidos.
A FAB tem dois aviões preparados em Manaus para buscar os corpos das vítimas. Cada uma das aeronaves deve fazer duas viagens à cidade colombiana para trazê-los, já que seus espaços internos seriam incapazes de trazer todos de uma só vez.
O Ministério das Relações Exteriores cogita fazer viagens escalonadas para trazer os corpos, ou seja, liberá-los conforme os atestados de óbito forem concluídos. De qualquer maneira, o objetivo é de que até sexta-feira (2) todos eles já estejam em solo brasileiro.
As autoridades brasileiras ainda não definiram para onde seguirão os aviões.
Barcelona e Real Madrid farão minuto de silêncio em clássico
O clássico entre Barcelona e Real Madrid, pelo Espanhol neste sábado (3) às 13h15, terá um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente do avião que transportava a Chapecoense. As outras partidas do Espanhol neste fim de semana também terão o gesto.
As equipes que disputarão o clássico e alguns de seus jogadores já haviam manifestado solidariedade em redes sociais. Ambas também respeitaram um minuto de silêncio durante o treino.