AO VIVO
Começa cerimônia de homenagem à Chape na Arena Condá; acompanhe
Chamada - acidente Chapecoense
Começou ao redor das 13h30 a homenagem às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, na Arena Condá, estádio do clube. Os corpos das vítimas chegaram à Arena sob forte chuva. Após reação negativa, o presidente Michel Temer voltou atrás e participa do velório realizado no estádio.
Setenta e uma pessoas morreram na queda do avião, ocorrida na madrugada de terça (29). O time catarinense se dirigia a Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da cidade colombiana.
Entre as vítimas estão jogadores e membros da delegação do clube brasileiro, jornalistas que fariam a cobertura do jogo e membros da tripulação. Veja a lista aqui.
acompanhe
Encerramos a cobertura ao vivo deste sábado. Obrigado pela audiência.
Jornalistas mortos em acidente são velados no Rio
Pilar Olivares/Reuters Caixão carregando um dos jornalistas mortos é levado ao Botafogo Jornalistas da TV Globo mortos no acidente de avião que vitimou o time da Chapecoense são velados no Rio de Janeiro na tarde deste sábado (3). O velório acontece na sede do clube do Botafogo.
A queda do avião vitimou 21 profissionais da imprensa, entre repórteres televisivos, de jornais impressos e rádios. Ao todo a tragédia teve 71 vítimas.
Familiares caminham pelo gramado com imagens de jogadores mortos
Diego Vara/Reuters Garoto se veste de mascote da Chape em cerimônia de homenagem aos mortos No encerramento da cerimônia de homenagem aos mortos do acidente aéreo da Chapecoense, familiares das vítimas dão uma volta no gramado da Arena Condá erguendo pôsteres e camisas dos jogadores.
O público do estádio repete o nome de cada um dos jogadores, ao som do hino do clube catarinense.
O presidente Michel Temer (PMDB) foi o primeiro a deixar o campo, sem ter se pronunciado.
Carta do papa Francisco é lida por bispo na Arena Condá
O arcebispo da diocese de Chapecó leu uma mensagem do papa Francisco ao público da Arena Condá. Nela, o papa transmitiu suas condolências, ofereceu votos de que as famílias sejam confortadas e encomendou as almas dos mortos ao céu.
Após a carta do líder da Igreja, o jornalista e locutor Cid Moreira fez uma leitura da Bíblia.
Antes da mensagem do papa, o narrador mencionou, sob fortes aplausos, os nomes de todos os mortos no acidente aéreo, entre jogadores, comissão técnica, jornalistas e diretoria.
Abaixo dos toldos que os protegem da chuva, familiares das vítimas usam camisas com o número dos jogadores ou camisetas com suas fotos.
Jogadores do Barça e Real Madrid fazem homenagem à Chapecoense
Manu Fernandez/Associated Press Homenagem do Barcelona e do Real Madrid aos mortos da Chapecoense antes de partida na Espanha Antes do jogo pela Liga Espanhola neste sábado (3), os jogadores do Barcelona e do Real Madrid fizeram uma homenagem à Chapecoense.
Os dois times fizeram um minuto de silêncio antes da partida enquanto posavam intercalados entre si, atrás de uma faixa com a hashtag #FuerzaChapecoense.
A união dos times rivais espanhóis, que se enfrentam neste exato momento, também encontrou eco dentro da Arena Condá.
No estádio, em Chapecó (SC), a TV registra a presença de Carles Puyol, ex-zagueiro do Barça, ao lado de Seedorf, que teve passagem pelo Real Madrid, e do presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Prefeito de Chapecó exalta colombianos; menção a Temer não tem aplausos nem vaias
Luciano Buligon, prefeito de Chapecó (SC), fez sua fala na cerimônia vestindo a camisa do time colombiano Atlético Nacional, que enfrentaria a Chapecoense na final do Campeonato Sul-Americano, e falou em espanhol para agradecer ao país vizinho.
Ele começou sua fala dizendo que "Deus também tem o direito de chorar, por isso chove tanto na Arena Condá".
O presidente Michel Temer, anunciado na fala do prefeito, não foi aplaudido nem vaiado. A menção ao embaixador da Colômbia, por sua vez, foi ovacionada.
Ivan Tozzo, presidente em exercício da Chapecoense após a morte do titular no acidente aéreo de terça (29), também agradeceu ao povo colombiano e manifestou esperança quanto ao futuro do time.
"O sonho é uma arte involuntária. Ele renascerá em cada torcedor e cada criança que vê na Chape um caminho que vale a pena seguir".
Público enfrenta forte chuva na Arena Condá
Nelson Almeida/AFP Corpos de vítimas de tragédia aérea chegam à Arena Condá Na arquibancada da Arena Condá, onde o público acompanha o velório coletivo dos mortos na tragédia do voo da Chapecoense, torcedores estão encharcados. Há quem tenha tirado até o sapato por causa da chuva. Parte do público deixou o estádio depois da chegada dos corpos.
No campo, onde estão os familiares e a imprensa e na arquibanca, espaço dos torcedores, voluntários da Cruz Vermelha circulam acolhendo quem não se sente bem. Às vezes, só com um abraço ou conversa.
Começa homenagem à Chapecoense na Arena Condá
Ao redor das 13h30 deste sábado (3), começou a homenagem à Chapecoense no estádio do clube, a Arena Condá, em Chapecó (SC).
O time foi louvado, diante dos milhares de presentes no estádio, em fala que destacou sua "ascensão meteórica" no futebol brasileiro. O narrador disse que este é o "momento mais trágico" dos 99 anos de Chapecó.
Em seguida, a banda de música da Polícia Militar executou o o hino nacional brasileiro e o do time da Chapecoense. Torcedores se emocionam cantando o hino do clube.
Na arquibancada, torcedores estão encharcados. Há quem tenha tirado até o sapato por causa da chuva. Parte do público deixou o estádio depois da chegada dos corpos.
TVs colombianas também transmitem velório de jogadores da Chape
Emissoras colombianas de TV transmitem ao vivo a cerimônia na Arena Condá.
"Homenagem aos heróis em meio a chuva", diz a legenda da RCN, uma das principais emissoras do país.
O avião da Chapecoense caiu na terça (29) na Colômbia, onde o time disputaria a final do Campeonato Sul-Americano.
Diversas homenagens aos mortos foram realizadas no país ao longo da semana, a maior delas no estádio do Atlético Nacional, na quarta (30).
Na arquibancada da Arena Condá, há faixas agradecendo aos "irmãos colombianos".
David Luiz e Willian fazem homenagem à Chape em jogo do Chelsea
Paul Ellis/AFP Jogadores brasileiros David Luiz e Willian homenageiam a Chape em jogo do Chelsea No jogo do Chelsea contra o Manchester City pelo Campeonato Inglês neste sábado (3), os brasileiros Willian e David Luiz fizeram uma homenagem à Chapecoense.
Após o segundo gol do Chelsea, marcado pelo lateral Willian, os dois exibiram para a torcida braçadeiras nas quais havia a inscrição "forçachape".