AO VIVO
Começa cerimônia de homenagem à Chape na Arena Condá; acompanhe
Chamada - acidente Chapecoense
Começou ao redor das 13h30 a homenagem às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, na Arena Condá, estádio do clube. Os corpos das vítimas chegaram à Arena sob forte chuva. Após reação negativa, o presidente Michel Temer voltou atrás e participa do velório realizado no estádio.
Setenta e uma pessoas morreram na queda do avião, ocorrida na madrugada de terça (29). O time catarinense se dirigia a Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da cidade colombiana.
Entre as vítimas estão jogadores e membros da delegação do clube brasileiro, jornalistas que fariam a cobertura do jogo e membros da tripulação. Veja a lista aqui.
acompanhe
Antes da Chapecoense, outros acidentes abalaram o esporte; confira
Em um acidente sem sobreviventes em 26 de setembro de 1969, o avião Douglas DV-6, que levava o The Strongest, da Bolívia, bateu na região montanhosa de Viloco, a 150 km ao sul de La Paz. Havia 74 pessoas a bordo, 16 jogadores e três integrantes da comissão técnica.
O jogador brasileiro Nilton Pinto tinha um acerto verbal com o time, mas não viajou com a equipe porque o Strongest ainda não havia feito o depósito de sua contratação ao Always Ready, seu clube na época.
CBF estuda proteger equipe de rebaixamento no Brasileiro de 2017
A CBF estuda uma proteção à Chapecoense na disputa do Campeonato Brasileiro de 2017. A proposta será apresentada no conselho técnico do torneio, que deve acontecer no início do ano.
A ideia, que tem o apoio dos principais clubes da primeira divisão, é incluir um artigo que garanta a manutenção da equipe na Série A independentemente da colocação no campeonato.
Atlético Nacional posta vídeo em homenagem à Chapecoense
O Atlético Nacional, time colombiano com o qual a Chapecoense disputaria a final da Copa Sul-Americana nesta quarta (30), publicou um vídeo em homenagem à Chapecoense: "Todo sonho tem uma história".
"Neste momento de silêncio contamos a história de um sonho dos grandes. Convidamos toda a nossa comunidade de seguidores a compartilhar este vídeo em solidariedade aos nossos companheiros da Chapecoense", diz mensagem em rede social.
Torcedores da Chapecoense passaram a noite em vigília em frente ao estádio Arena Condá, em Chapecó. Eles só vão deixar o local após prestarem homenagens aos jogadores mortos no acidente aéreo.
Luisa González/Xinhua A Torre Colpatria, ponto turístico em Bogotá, foi iluminada com as cores do Chapecoense em homenagem às vítimas do acidente aéreo Torcedores do clube colombiano Millionarios fizeram uma vigília em frente ao estádio Nemesio Camacho El Campín, em Bogotá, em homenagem às vítimas do acidente com o avião que transportava a Chapecoense.
Identificação das vítimas será feita por digitais, diz IML da Colômbia
Em virtude do estado em que os corpos foram encontrados, a identificação será feita por impressões digitais, segundo o Instituto Nacional de Medicina Legal da Colômbia. A informação foi dada durante uma entrevista coletiva em Medellín, na madrugada desta quarta-feira (30). De acordo com o diretor geral do instituto, Carlos Eduardo Valdés Moreno, espera-se pela manhã a chegada de um avião do Brasil com profissionais para apoiar esse trabalho, além de integrantes da chancelaria para proceder com o traslado dos corpos.
Tripulante diz que sobreviveu ao desastre porque seguiu protocolos de segurança
O comissário de bordo boliviano Erwin Tumiri, um dos sobreviventes da queda do avião que transportava a Chapecoense à Medellín e deixou 71 mortos, disse que saiu com vida porque seguiu o procedimento para os casos de acidente. "Sobrevivi porque segui os protocolos de segurança", afirmou. "Naquela situação, muitos se levantaram dos assentos e começaram a gritar. Coloquei as malas entre as pernas para formar a posição fetal, que se recomenda em acidentes", continuou. Segundo o jornal boliviano La Razón, a declaração foi transmitida pela rádio Caracol, da Colômbia, durante o transporte de Tumiri ao hospital.
Clubes argentinos colocam atletas à disposição da Chapecoense
Em nota, a AFA (Associação Argentina de Futebol, da sigla em espanhol) afirmou na noite desta terça-feira (29) que os clubes do país colocam atletas à disposição da Chapecoense para empréstimo de modo a auxiliar na reconstrução do plantel.
Banda Guns N'Roses homenageia Chapecoense