AO VIVO
Começa cerimônia de homenagem à Chape na Arena Condá; acompanhe
Chamada - acidente Chapecoense
Começou ao redor das 13h30 a homenagem às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, na Arena Condá, estádio do clube. Os corpos das vítimas chegaram à Arena sob forte chuva. Após reação negativa, o presidente Michel Temer voltou atrás e participa do velório realizado no estádio.
Setenta e uma pessoas morreram na queda do avião, ocorrida na madrugada de terça (29). O time catarinense se dirigia a Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da cidade colombiana.
Entre as vítimas estão jogadores e membros da delegação do clube brasileiro, jornalistas que fariam a cobertura do jogo e membros da tripulação. Veja a lista aqui.
acompanhe
Parentes de vítimas de acidente recebem apoio do Itamaraty em aeroporto de Medellín
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que montou um núcleo 24 horas para dar apoio a brasileiros no terminal executivo do aeroporto Olaya Herrera, em Medellín (Colômbia).
O núcleo conta com a presença de médico, psicólogo, funcionários da prefeitura local, do Ministério de Relações Exteriores colombiano, e de agentes consulares da Embaixada do Brasil na Colômbia. Foram confirmadas 71 mortes na queda do avião, incluindo 19 jogadores do time da Chapecoense, e 20 jornarlistas de TV e rádio.
Sobreviveram os jogadores Alan Ruschel, Jackson Ragnar Follmann e Hélio Hermito Zampier Neto e o jornalista Rafael Henzel Valmorbida, além dos integrantes da tripulação Ximena Suárez e Erwin Tumiri.
Além de atender familiares e amigos das vítimas do acidente com o avião que transportava a Chapecoense, a equipe do núcleo cuidará dos trâmites burocráticos para que os corpos possam ser rapidamente transportados para o Brasil.
Chanceler da Alemanha envia carta de condolências ao presidente Temer
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta quarta-feira que ficou consternada com a tragédia aérea na Colômbia.
Merkel expressou suas condolências em uma carta ao presidente brasileiro Michel Temer, dizendo que transmitia a compaixão do povo alemão.
A chanceler expressou seu sentimentos às famílias das vítimas e enviou os melhores votos para uma recuperação rápida dos sobreviventes da catástrofe.
Axel Schmidt/REUTERS A chanceler alemã, Angela Merkel, fala no começo de novembro Sobreviventes respondem bem aos cuidados médicos
O zagueiro Neto continua entubado, em estado grave, mas abre os olhos e começou a tossir. Também é mantido em aparelhos o jornalista Rafael Henzel, mas seu estado é estável.
Em nota, o hospital informou e o goleiro Jackson Follman continua em estado crítico e em observação, mas disseram que já houve evolução.
O lateral Alan Ruschel teve uma fratura na coluna vertebral. De acordo com a médica Ana María González, ele saiu bem da cirurgia e não teve danos neurológicos nem no movimento dos membros inferiores. Inicialmente, especulou-se que Ruschel poderia ficar paraplégico.
Ainda não há data para eles retornarem ao Brasil, segundo Ana. A volta dependerá da evolução do quadro clínico dos feridos.
De acordo com a médica, os membros da tripulação Ximena Suárez e Erwin Tumiri estão estáveis e em recuperação, ainda internados.
Reprodução/SporTV Guillermo Molina Mesa, diretor da clínica San Juan de Dios Bruno Rangel faria festa para filha na sexta
O zagueiro Demerson, 30, era um dos melhores amigos de Rangel no elenco. Ele não foi relacionado para a partida pelo técnico Caio Júnior e por isso não estava no voo.
Demerson conta que a filha de Bruno, Bárbara, faria seu aniversário de oito anos nesta quarta-feira (30), e que a festa já estava marcada para sexta-feira (2). Além dela, Bruno deixa também um filho, Daniel, de dois anos, e a esposa Girlene Rangel, com os quais viajaria para a Disney ao final da temporada.
Aguante Comunicação-12.jul.2013/Chapecoense O atacante Bruno Rangel durante treino da Chapecoense Papa Francisco envia mensagem após tragédia em voo da Chapecoense
O papa Francisco se disse profundamente triste pelo acidente com o avião que transportava jogadores da Chapecoense e jornalistas. Queda de avião na Colômbia matou 71 pessoas, sendo 19 jogadores e 20 jornalistas, além de membros da comissão técnica e dirigentes.
"O santo padre, profundamente triste ao conhecer a dolorosa notícia do grave acidente aéreo que ocasionou inúmeras vítimas, eleva orações pelo eterno descanso dos falecidos", afirma o comunicado emitido pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
"O papa Francisco pede ao Senhor que derrame sobre os familiares das vítimas os dons da serenidade espiritual e da esperança cristã, e compartilha de coração a bênção apostólica", conclui o texto.
Andreas Solaro/AFP Papa Francisco durante durante a Audiência Gera nesta quarta Caixas-pretas devem ser analisadas nesta quarta-feira
As duas caixas-pretas do avião, encontradas na noite desta terça-feira deverão ser analisadas nesta quarta-feira.
As caixas-pretas gravam os áudios e registram informações do avião durante o voo. Com elas pode ser possível esclarecer o que aconteceu com a aeronave que caiu a 60 km de Medellín.
Uma das explicações, especula-se, pode ser a declaração do estado de emergência em uma aeronave Airbus logo antes da queda do avião da Chapecoense.
Instantes antes da queda da aeronave Avro RJ85 que transportava o time da Chapecoense, um Airbus da Viva Colômbia havia declarado emergência em seu voo, segundo a associação de aviadores civis da Colômbia, e solicitado para a torre de Medellín a prioridade para descer no aeroporto da cidade.
Informações ainda preliminares apontam que os tanques de combustível da aeronave dão conta para uma viagem entre as duas cidades sem muita folga. Ou seja, é possível que a aeronave tenha tido problemas com a quantidade de combustível.
Trajeto do avião da Chapecoense Rio de Janeiro decreta luto oficial de três dias
Em nota, o Governo do Rio informou que o governador Luiz Fernando Pezão decretou luto oficial de três dias no Estado.
O Governo Federal e outros estados, como São Paulo e Santa Catarina, já haviam decretado três dias de luto.
A prefeitura de Chapecó decretou luto de 30 dias.
Grupo de torcedores acampa na Arena Condá
Cerca de dez torcedores da Chapecoense passaram a noite ao lado da Arena Condá. Eles dormiram em uma barraca e precisaram de cobertores porque mesmo perto do verão, a noite foi fria na cidade. Os termômetros marcaram 15 graus.
Segundo o torcedor Cristhian Xavier, o grupo acompanha todos os jogos –em casa e fora– e decidiu dormir na Arena para prestar apoio. "Queremos dar nosso apoio aos familiares e mostrar que nosso amor pela Chapecoense é nas horas boas e ruins".
Rafaela Menin/Folhapress Torcedores passaram a noite na Arena Condá Jornal argentino homenageia Chapecoense
O jornal argentino "Olé" presta homenagem ao Chapecoense. Sua capa –"Champiocoense", mistura de "champion" (campeão) e o nome do time– traz, na quarta (30), charge com os jogadores no céu.
Reprodução Capa do jornal 'Olé', de 30 de novembro, em homenagem ao Chapecoense Em 2005, acidente com ônibus de equipe de handebol abalou Chapecó
A cidade de Chapecó já sofreu com a morte de atletas. Em 2005, a Folha publicou reportagem sobre acidente entre dois ônibus em 17 de maio na rodovia BR-369, entre Campo Mourão e Maringá, no Paraná, matou oito pessoas e feriu ao menos 16.