AO VIVO
Começa cerimônia de homenagem à Chape na Arena Condá; acompanhe
Chamada - acidente Chapecoense
Começou ao redor das 13h30 a homenagem às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, na Arena Condá, estádio do clube. Os corpos das vítimas chegaram à Arena sob forte chuva. Após reação negativa, o presidente Michel Temer voltou atrás e participa do velório realizado no estádio.
Setenta e uma pessoas morreram na queda do avião, ocorrida na madrugada de terça (29). O time catarinense se dirigia a Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da cidade colombiana.
Entre as vítimas estão jogadores e membros da delegação do clube brasileiro, jornalistas que fariam a cobertura do jogo e membros da tripulação. Veja a lista aqui.
acompanhe
Ministro das Relações Exteriores, José Serra, segue Medellín
O ministro brasileiro das Relações Exteriores, José Serra, irá se reunir, no final da tarde desta quarta-feira (30) com Federico Gutiérrez Zuluaga, prefeito de Medellín, na Colômbia, para tratar da assistência dada aos familiares de brasileiros que morreram no acidente envolvendo o avião com a delegação da Chapecoense.
O voo que transportava a equipe catarinense para a Colômbia, onde o time disputaria a final da Copa Sul Americana, caiu, na última quarta-feira (29), matando 71 pessoas. A suspeita da causa do acidente é que a aeronave (modelo Avro RJ85), operada pela companhia boliviana LaMia, sofreu uma pane seca -ficou sem combustível.
Serra parte de Havana, em Cuba, onde estava representando o presidente Michel Temer no velório de Fidel Castro, que morreu na última sexta (25).
'Del Nero disse que terá um grande evento na última rodada', diz Tozzo
"O presidente Del Nero me ligou e disse que vamos fazer um grande evento em Chapecó no último jogo do Brasileiro contra o Atlético-MG, para ficar marcado".
"Ele ainda pediu para a gente utilizar a categoria de base, recuperar os lesionados. Não importa o resultado, temos que fazer uma bonita homenagem"
Vice-presidente fala sobre contratação da empresa aérea
"Ocorre que essa empresa tinha tradição em trasportar equipes de futebol. Vários times da América Latina foram levadas com sucesso. Não tinha porque duvidar disso. Fizemos nossa primeira viagem a Barranquilla e deu tudo certo. Se deu certo aquela vez e nos classificamos, porque não fazer de novo?"
"O valor não se sabe ainda, mas era por volta 100 mil dólares. Não teve indicação. Foi por ser uma empresa especializada e fomos com ela"
'Teremos que recomeçar do zero'
"Essas informações que estamos recebendo são muito boas, porque o nosso clube tem um dos menores orçamentos do Brasil. Não somos um time de muita expressão no Brasil e nós vamos precisar de muito apoio dos clubes. Vamos precisar da Rede Globo, da CBF, de todos para poder reerguer nosso time. Nós perdemos praticamente todo nosso valor. Teremos que recomeçar do zero. Desde 2009 nós viemos subindo de divisão e agora saber que semana que vem vamos começar do zero sem 11 jogadores para entrar em campo vai ser muito difícil", acrescentou o vice-presidente Ivan Tozzo.
"Não embarquei porque me veio um pressentimento ruim", diz vice-presidente da Chapecoense
Um dos que não estavam no voo, o vice-presidente da Chapecoense, Ivan Tozzo, afirmou nesta quarta-feira (30), em entrevista coletiva que não foi para a Colômbia devido a um mal pressentimento.
"Não embarquei porque me veio um pressentimento ruim. Eu não estava bem comigo mesmo. Eu tinha combinado de ir com o Décio (membro da diretoria) que é muito meu amigo. Fizemos festa na Argentina depois de empatar com o San Lorenzo [na semifinal], empatamos aqui [em Chapecó] e combinamos de ir para a Colômbia. O Décio me ligou e falei no sábado que eu não ia. 'Décio, eu não vou, não vou conseguir, depois eu te explico'. É difícil saber que todos os meus companheiros se foram", afirmou Tozzo.
Autoridades colombianas pedem que habitantes não celebrem festa popular em respeito ao luto
A Alvorada é uma manifestação cultural muito popular em Medellín. Para celebrar dezembro, mês de festas e a chegada do fim do ano, os habitantes soltam fogos à meia-noite de 1° de dezembro (que cai na quinta). Mas as autoridades da cidade estão pedindo para que, em respeito ao luto pela tragédia, não se celebre a Alvorada neste ano, informa o enviado especial Fabio Victor.
'Sem combustível', diz piloto do voo da Chapecoense, segundo rádio
Uma gravação divulgada na tarde desta quarta-feira (30), pela rádio colombiana Bluradio, indica o que supostamente são os últimos instantes do voo que levava o time da Chapecoense para Medellín, na Colômbia.
Nela, o piloto e um dos sócios da LaMia, empresa boliviana que fazia o transporte dos jogadores, declara que está com falha elétrica e sem combustível.
"Pane elétrica total, sem combustível", disse o piloto ao controle aéreo de Medellín. Segundos depois, a controladora chama pela aeronave perguntando sua localização exata, mas já não obtem respostas.
Psicólogos voluntários de Chapecó atendem parentes de vítimas
Profissionais da área de psicologia de Chapecó estão atendendo voluntariamente familiares e amigos das 71 vítimas da queda do avião na Colômbia, que transportava jogadores da Chapecoense e jornalistas.
Um desses psicólogos voluntários é André Pedrosa. Morador de Chapecó, ele presta o atendimento desde esta terça-feira (29) na Arena Condá. "Vim pelo desejo de tentar cessar o sofrimento dessas pessoas".
Rafaela Menin/Folhapress André Pedrosa, psicólogo voluntário na Arena Condá 'Parece que essa dor não vai ter fim', diz viúva de Everton Kempes
Vanessa Gonçalves, mulher do atacante da Chapecoense Everton Kempes, participou de uma reunião no final da manhã de quarta (30), na Arena Condá, que discutiu como será a homenagem aos jogadores e jornalistas que morreram no acidente de terça-feira (29).
Vanessa diz que que tenta se manter forte: "É uma dor inexplicável, afirma.
Rafaela Menin/Folhapress Vanessa Gonçalves, mulher do atacante da Chapecoense Everton Kempes Jornalista Rafael Henzel e zagueiro Neto estão sedados, mas estáveis
De acordo com Luis Fernando Rodríguez, diretor do hospital em que os dois estão internados, ambos estão em condições estáveis. Eles estão na UTI, sedados.
"Busca-se principalmente a recuperação pulmonar, visto que sofreram um trauma no tórax", diz Rodríguez.