AO VIVO
Começa cerimônia de homenagem à Chape na Arena Condá; acompanhe
Chamada - acidente Chapecoense
Começou ao redor das 13h30 a homenagem às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, na Arena Condá, estádio do clube. Os corpos das vítimas chegaram à Arena sob forte chuva. Após reação negativa, o presidente Michel Temer voltou atrás e participa do velório realizado no estádio.
Setenta e uma pessoas morreram na queda do avião, ocorrida na madrugada de terça (29). O time catarinense se dirigia a Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da cidade colombiana.
Entre as vítimas estão jogadores e membros da delegação do clube brasileiro, jornalistas que fariam a cobertura do jogo e membros da tripulação. Veja a lista aqui.
acompanhe
Veja perfil de jornalistas mortos em tragédia em voo da Chapecoense
Dos 20 profissionais de imprensa mortos na tragédia aérea na Colômbia, que envolveu a delegação da Chapecoense, metade tinha menos de 35 anos e estava no início ou meio de carreira. A outra metade era formada por jornalistas com muita experiência e carreiras consolidadas.
Os grupos de comunicação Fox Sports, RBS, e Globo foram os que mais perderam profissionais. As empresas lamentaram a fatalidade.
O mais jovem do grupo de brasileiros de imprensa era Bruno Mauri da Silva, 25, de Palhoça (SC), que trabalhava como técnico de externas na RBS TV havia quatro anos.
Quatro pessoas que estavam na lista do voo não embarcaram
Inicialmente foi divulgada uma lista com 81 passageiros, mas quatro pessoas não embarcaram no voo por razões distintas: Luciano Buligon, prefeito de Chapecó (SC); Plinio de Nes Filho, presidente do Conselho Deliberativo do clube; Gelson Merisio (PSD), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc); e Ivan Agnoletto, coordenador da rádio Super Condá.
Oro para que não tenham sofrido, diz atleta da Chapecoense que não viajou
O zagueiro Demerson, 30, esteve perto de ser chamado para o grupo da Chapecoense que jogaria a final da Copa Sul-Americana em Medellín nesta quarta-feira (30). Ele disputava uma vaga com Rafael Lima e Marcelo, que foi escolhido por Caio Júnior e, assim como o treinador, está entre as vítimas do acidente aéreo que deixou ao menos 65 mortos.
"Ontem à noite, mandei áudio por WhatsApp para o Bruno Rangel [atacante e uma das vítimas] desejando boa viagem e boa sorte. Apareceu que a mensagem não tinha sido entregue. Passaram algumas horas, já era meia-noite aqui, olhei e a mensagem ainda não tinha sido entregue. Achei estranho, comentei com a minha mulher, disse 'ué, será que eles ainda não chegaram?'"
Paulo Whitaker/Reuters O zagueiro Demerson (dir.) em ação com a camisa do Coritiba Liverpool e Leeds fazem minuto de silêncio
Em partida pela Copa da Liga Inglesa, Liverpool e Leeds respeitaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente na Colômbia.
As duas equipes se enfrentam pelas quartas de final do campeonato.
Em Wembley, em Londres, o arco-íris na entrada do estádio foi colocado todo na cor verde.
Colômbia confirma que foram encontrados 71 mortos
Os órgãos responsáveis pelos resgates dos mortos na Colômbia confirmaram que encontraram 71 mortos no avião. Desses, 69 já foram resgatados.
Guga grava vídeo emocionado desejando força às famílias das vítimas
Família de Danilo viveu angústia antes de confirmação da morte
A família do goleiro Danilo, 31, da Chapecoense, viveu momentos de angústia antes da confirmação da morte do jogador.
De acordo com a irmã do jogador, Danielle Padilha, a família foi avisada da queda do avião pelo vizinho por volta das 4h. Duas horas depois, a família viu a notícia de que o goleiro havia morrido no acidente pelas emissoras de televisão. A tristeza, no entanto, ganhou um ar de esperança quando um médico colombiano enviou um áudio através do Whatsapp, tranquilizando-os sobre a situação do camisa 1.
Em 96, Corinthians escapou de tragédia no Equador
O Corinthians passou por apuros em 1º de maio de 1996, quando um incêndio no avião que levaria a equipe de Quito (Equador) para São Paulo causou pânico e feriu jogadores e outros passageiros.
O clube alvinegro havia vencido a equipe equatoriana do Espoli por 3 a 1, em partida de ida, válida pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América.
Racing Club, da Argentina, fará homenagem à Chapecoense no uniforme
O Racing Club anunciou que terá o escudo da Chapecoense estampado em seu uniforme como forma de homenagem no próximo domingo (4), quando enfrenta o Boca Juniors pelo campeonato Argentino.
Emergência em A320 pode ter forçado voltas do avião da Chapecoense
A declaração do estado de emergência em uma aeronave Airbus sobre Medellín logo antes da queda do avião da Chapecoense pode ajudar a explicar o acidente que matou 71, na madrugada desta terça-feira (29).
Instantes antes da queda da aeronave Avro RJ85 que transportava o time da Chapecoense, um Airbus da Viva Colômbia havia declarado emergência em seu voo e solicitado para a torre de Madellín a prioridade para descer no aeroporto da cidade.