AO VIVO
Começa cerimônia de homenagem à Chape na Arena Condá; acompanhe
Chamada - acidente Chapecoense
Começou ao redor das 13h30 a homenagem às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, na Arena Condá, estádio do clube. Os corpos das vítimas chegaram à Arena sob forte chuva. Após reação negativa, o presidente Michel Temer voltou atrás e participa do velório realizado no estádio.
Setenta e uma pessoas morreram na queda do avião, ocorrida na madrugada de terça (29). O time catarinense se dirigia a Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da cidade colombiana.
Entre as vítimas estão jogadores e membros da delegação do clube brasileiro, jornalistas que fariam a cobertura do jogo e membros da tripulação. Veja a lista aqui.
acompanhe
Tia de Henzel diz que jornalista está em situação estável
Um dos sobreviventes, o jornalista Rafael Henzel, está estável, segundo sua tia, a aposentada Tania Maria Valmorbida, 59. Ela diz que ele está entubado e em observação na UTI após passar por cirurgia, segundo informaram do hospital, na Colômbia, à mulher de Rafael. De acordo com Valmorbida, o jornalista teve lesões na perna e traumatismo no tórax, e reagiu bem à cirurgia. A mulher de Rafael e um primo seu viajam nesta quarta (30) à Colômbia.
Caixas pretas foram encontradas, diz diretor
De acordo com Alfredo Bocanegra Varón, diretor da agência de aviação civil colombiana, as duas caixas pretas da aeronave já foram encontradas.
Partes da aeronave foram encontradas a mais de 500 m do local
De acordo com a agência de aviação civil colombiana, com o impacto, pedaços do avião que caiu nas proximidades de Medellín foram encontrados a 500 metros do local.
Ainda segundo a agência, 70% das vítimas resgatadas estavam na fuselagem do avião e o restante do lado de fora –onde estavam os sobreviventes.
Zagueiro Neto e jornalista Rafael Henzel saíram de cirurgia e foram levados para UTI
De acordo com o hospital a que as duas vítimas foram levadas, ambos estão na UTI.
Ambos passaram por cirurgia, mas o prognóstico não foi divulgado.
Henzel deu entrada no hospital às 4h da manhã, e Neto às 6h (horário local).
Conmebol suspende atividades e decreta três dias de luto pela Chapecoense
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou nota de solidariedade aos familiares das vítimas do acidente ocorrido na Colômbia e decretou três dias de luto.
"Todas as atividades da Confederação Sul-Americana de Futebol continuam suspensas até novo aviso", diz em nota.
A confederação afirma também que desde a madrugada está em contato com as autoridades colombianas e oferece apoio no resgate.
A entidade também colocou sua página oficial toda em preto e branco.
Unidade de gestão de risco e desastres colombiana confirma 65 mortos
A Unidade Nacional para Gestão de Riscos, da Colômbia, que coordena os resgates, confirmou que 65 corpos já foram resgatados dos destroços do avião. Desses, 63 já foram enviados a Medellín, a 60 km do local do acidente.
O número de vítimas que foram levadas, no entanto, é desencontrado. Alguns órgãos colombianos falam em um número menor, de 36.
As equipes continuam o resgate.
Mortos devem ser identificados em até 3 dias
O diretor do IML de Medellín, Carlos Eduardo Valdes, afirmou que a identificação dos corpos do acidente na Colômbia deve levar até 3 dias.
Segundo Valdes, o órgão terá uma equipe de 45 especialistas nas tarefas.
De acordo com o IML de Medellín, apesar do acidente, os corpos não foram muito impactados, o que facilita a identificação.
Em discurso na Câmara, deputado lê nomes de mortos e feridos em tragédia
O deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) leu na tarde desta terça-feira (29), na sessão do plenário da Câmara, o nome de todos os mortos e feridos na queda do avião que levava a Chapecoense para disputar a final da Copa Sul-Americana.
Em discurso na tribuna do plenário, o deputado, que é nascido em Chapecó, pediu ainda a suspensão dos trabalhos na Casa nesta terça.
Em sete anos, Chapecoense saiu do anonimato e virou xodó nacional
Em apenas sete anos, a Chapecoense saiu do anonimato para se tornar uma das maiores sensações do futebol brasileiro.
Em 2009, a equipe catarinense disputava somente a Série D do Campeonato Brasileiro, e após um terceiro lugar na competição daquele ano a história do clube começou a mudar.
Jogadores do Palmeiras serão dispensados até domingo
Em luto, o Palmeiras dispensou seus jogadores de atividades de treino até o domingo (4).
Mais cedo, o time havia feito pedido para jogar com o uniforme da Chapecoense na última rodada do Brasileiro.