AO VIVO
Começa cerimônia de homenagem à Chape na Arena Condá; acompanhe
Chamada - acidente Chapecoense
Começou ao redor das 13h30 a homenagem às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, na Arena Condá, estádio do clube. Os corpos das vítimas chegaram à Arena sob forte chuva. Após reação negativa, o presidente Michel Temer voltou atrás e participa do velório realizado no estádio.
Setenta e uma pessoas morreram na queda do avião, ocorrida na madrugada de terça (29). O time catarinense se dirigia a Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da cidade colombiana.
Entre as vítimas estão jogadores e membros da delegação do clube brasileiro, jornalistas que fariam a cobertura do jogo e membros da tripulação. Veja a lista aqui.
acompanhe
Vídeo mostra resgate após queda de avião da Chapecoense
Tite lamenta mortes
O técnico da seleção brasileira, Tite, lamentou nesta terça-feira (29) a tragédia acontecida na Colômbia.
"Nós, que vivemos de futebol, sentimos muita dor e uma tristeza profunda por vermos companheiros de profissão, no exercício de seu trabalho, ter seus sonhos interrompidos por essa tragédia. Que Deus conforte a todos e que dê luz e força para que sigam em frente", diz nota publicada pela CBF em nome do treinador.
'Cidade parou, como se todos tivessem perdido um familiar', diz torcedor
"Passei no estádio antes de vir para a empresa e tem muita gente lá. A cidade parou, tem muito comércio e empresas como a minha que decidiram não abrir as portas", diz Everton Pereira, morador de Chapecó.
Companhias remarcam de graça voos para a final da Copa do Brasil
As companhias aéreas Gol, Latam e Azul vão permitir que torcedores do Atlético Mineiro e Grêmio remarquem gratuitamente as passagens aéreas compradas para assistir à final da Copa do Brasil. Para conseguir o benefício, será preciso apresentar o ingresso da partida.
O jogo ocorreria nesta quarta-feira (30), em Porto Alegre, mas foi cancelado após o acidente aéreo na Colômbia.
Jackson Follmann teve as pernas amputadas, diz rádio
A rádio colombiana BluRadio afirmou, em sua conta no Twitter, que o goleiro Jackson Follmann teve suas duas pernas amputadas após o acidente.
À Folha, os médicos que acompanham o jogador disseram não poder confirmar a informação. Afirmaram apenas que o jogador está sendo acompanhado e que o quadro é estável.
Palmeiras quer jogar última partida do Brasileiro com o uniforme da Chapecoense
Campeão brasileiro, o Palmeiras pediu à CBF e às patrocinadoras para jogar a última rodada do Nacional com a camisa da Chapecoense.
O clube já obteve autorização da Crefisa. Adidas e CBF ainda não responderam se autorizarão a mudança.
Governador de SC decreta luto após queda de avião da Chapecoense
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSC), chegou a Chapecó pouco depois do meio-dia. Antes de ir à cidade, ele já havia decretado luto oficial de três dias no Estado em respeito às vítimas da queda do avião que transportava a Chapecoense à Colômbia na madrugada desta terça (29).
"Vamos prestar nosso apoio para as famílias e começar a fazer o levantamento de quem irá para a Colômbia", afirmou Colombo.
A prefeitura decretou luto de 30 dias.
Atlético Nacional faz pedido oficial para título da Sul-Americana ser entregue à Chapecoense
Após pedidos dos jogadores, o Atlético Nacional pediu, por meio de nota, que a Conmebol entregue o título da Sul-Americana para a Chapecoense.
"A dor é forte em nossos corações e invade de luto o nosso pensamento", diz a nota. "O acidente dos nossos irmãos de futebol da Chapecoense nos marcará por toda a vida."
"Pedimos à Conmebol que o título da Sul-Americana seja entregue à Chapecoense como láurea honorária a sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas do acidente. De nossa parte, e para sempre, Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana 2016".
Internautas fazem campanha para pessoas não compartilharem fotos dos mortos nas redes sociais
Uma campanha mobilizou usuários de redes sociais: para não compartilhar imagens e vídeos da tragédia.
Ministro dos Transportes da Colômbia diz que 24 corpos foram resgatados
Jorge Eduardo Rojas Giraldo, ministro dos Transportes colombiano, afirmou que seis sobreviventes são atendidos por hospitais da região e que as equipes resgataram 24 corpos até o momento.
Ele também disse que fará uma investigação das gravações das torres de controle e da caixa preta da aeronave, que já foi recuperada.