AO VIVO
Começa cerimônia de homenagem à Chape na Arena Condá; acompanhe
Chamada - acidente Chapecoense
Começou ao redor das 13h30 a homenagem às vítimas do acidente aéreo da Chapecoense, na Arena Condá, estádio do clube. Os corpos das vítimas chegaram à Arena sob forte chuva. Após reação negativa, o presidente Michel Temer voltou atrás e participa do velório realizado no estádio.
Setenta e uma pessoas morreram na queda do avião, ocorrida na madrugada de terça (29). O time catarinense se dirigia a Medellín, onde disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da cidade colombiana.
Entre as vítimas estão jogadores e membros da delegação do clube brasileiro, jornalistas que fariam a cobertura do jogo e membros da tripulação. Veja a lista aqui.
acompanhe
Quatro grandes de SP sugerem não rebaixar a Chapecoense nos próximos 3 anos e empréstimo gratuito de atletas
Em nota publicada pelo Corinthians, mas também assinada por Palmeiras, Santos e São Paulo, os presidentes dos clubes sugerem à CBF que a Chapecoense não fique sujeita a rebaixamento à Série B do Brasileiro nas próximas três temporadas.
Além disso, eles sugerem o empréstimo gratuito de atletas ao clube para a temporada de 2017.
"Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance nesse momento", diz a nota, que também lamenta a tragédia e presta solidariedade aos familiares das vítimas.
Adversário da Chapecoense na final da Copa Sul-Americana marca cerimônia de homenagem aos mortos na tragédia aérea
Mãe de Danilo diz que informações são desencontradas
"As informações estão muito desencontradas", dise Ilaídes Padilha, mãe do goleiro Danilo, à ESPN Brasil.
Ela afirmou também que a última informação que teve, por meio de uma televisão local, foi de que o atleta estaria sendo levado para um hospital maior
As autoridades aeronáuticas colombianas inicialmente divulgaram uma lista com seis nomes que não incluía Zampier Neto -o jogador não havia sido encontrado pela equipe de resgate. Na listagem oficial, constava o goleiro Marcos Danilo Padilha que, segundo a Cruz Vermelha colombiana, havia sido resgatado, mas não havia sobrevido aos ferimentos. Contudo, a entidade voltou atrás e recolocou o atleta entre os feridos que seguem sob cuidados médicos.
O goleiro foi destaque na classificação da Chapecoense para a final da Sul-Americana. Ele salvou o time nos últimos instantes da partida com uma defesa. Veja no vídeo abaixo.
Clubes do Brasil e do mundo prestam solidariedade à Chapecoense
Clubes do Brasil e do mundo estão prestando solidariedade à Chapecoense após o avião que levava o time para a Colômbia cair na madrugada desta terça-feira (29).
Jogadores do Atlético Nacional pedem que o título seja dado à Chapecoense
Jogadores do Atlético Nacional pedem que o título da Copa Sul-Americana seja entregue à Chapecoense. As equipes se enfrentariam nesta quarta-feira (30) em Medellín no primeiro jogo da final do torneio, mas um acidente aéreo em La Unión, cidade próxima a Medellín, vitimou ao menos 75 pessoas, quase todas ligadas ao time catarinense.
"Tomaremos isso como aviso de Deus para seguir melhorando nossa vida pessoal, seguir acreditando em nós mesmos. Vamos esperar a determinação da Conmebol, mas nós queremos que declare obviamente campeão a Chapecoense. E depois vamos ver o que acontece. A iniciativa é nossa e do mundo do futebol. Esperamos que a Conmebol tome essa decisão", disse o lateral Gilberto Garcia em nome de todo o elenco do clube em entrevista à TV local WinSports.
Veja trajetória do avião que caiu na Colômbia
A aeronave Avro RJ85 partiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, às 22h18 (horário de Brasília), com destino a Medellín. O voo chegou a passar pelo espaço aéreo brasileiro, na região do Amazonas. Às 00h37, depois de passar por grande parte da Colômbia, a aeronave faz uma curva para a direita, se encaminhando para o aeroporto de Medellín. Às 00h42, a aeronave começa a voar em círculos, no sentido anti-horário. O trajeto do avião não aponta para anormalidades. A manobra costuma ser feita quando uma aeronave aguarda a autorização para o pouso.
Durante a manobra, a velocidade da aeronave é constantemente reduzida, mas ainda não há indícios de problemas. Após realizar a segunda volta, a aeronave reduz ainda mais a sua velocidade: de 409 km/h para 263 km/h. Às 0h55, a aeronave emite seu último sinal antes da queda.
Del Nero lamenta acidente
O presidente da CBF Marco Polo Del Nero lamentou na tarde desta terça-feira (29) o acidente aéreo ocorrido na Colômbia nesta madrugada.
"Estamos vivendo uma das mais trágicas páginas da história do esporte brasileiro e lamento, profundamente, a perda de jogadores, comissão técnica, profissionais da imprensa, dirigentes e tripulação", afirmou em nota.
Pelé publica homenagem à Chapecoense
Em sua conta no Instagram, Pelé expressou as condolências aos familiares das vítimas da tragédia.
"Eles chegaram no nível elite do futebol brasileiro e até do futebol sul-americano. Isso é uma tragédia", escreveu.
Vídeo mostra o resgate
Um vídeo divulgado pela polícia colombiana em seu perfil no Twitter mostra os destroços do avião que levava os atletas da Chapecoense e parte trabalhos de resgate.
O acidente ocorreu quando a aeronave se aproximava de Medellín, no noroeste da Colômbia, segundo fontes oficiais. Por volta das 22h (horário local), a aeronave contatou a torre de controle da Aeronáutica Civil para informar que estava em emergência devido a falhas elétricas, entre as cidades de Ceja e Unión.
Feldman diz que Chapecoense terá todo o apoio necessário para se reerguer
O secretário-geral da CBF afirmou na tarde desta terça-feira (29) que a Chapecoense terá todo o apoio "para resgatar sua força", tanto por parte da Confederação quanto por parte dos outros clubes.
"Tudo o que pudermos fazer será feito para que a Chapecoense possa voltar a ser o que estava sendo nesse momento".