Estudantes de colégios estaduais fazem na tarde desta quarta-feira (9) um protesto na região da avenida Paulista, região central de São Paulo. Os alunos, que até esta quarta ocupam 126 escolas, pedem o cancelamento da reorganização de ciclos de ensino, projeto do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Na última sexta (4), Alckmin anunciou a suspensão do plano. Com a suspensão, o tucano afirma que quer "aprofundar o diálogo". Os alunos, no entanto, pedem que o projeto seja definitivamente cancelado. Eles também pedem punição a policiais militares que agrediram estudantes em protestos nas últimas semanas
Para os manifestantes, o recuo do governo ao suspender a reorganização das escolas é uma tentativa de ganhar tempo. "O decreto revogando a reorganização foi uma manobra do governo, que pode voltar a aplicar o projeto", diz Enzo, 15, da escola ocupada Raul Fonseca, no bairro da Saúde, zona sul de São Paulo.
Manifestantes se reuniram no vão do Masp para manifestação desta quarta.
Os manifestantes bloqueiam o sentido Consolação da via, na altura do Masp.
Cerca de 1.800 pessoas protestam na tarde desta quarta-feira (9), contra o plano do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de reorganizar a rede escolar estadual.