Publicidade

Comissão do Senado sabatina Rodrigo Janot

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é sabatinado nesta quarta-feira (26) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado para ser reconduzido ao cargo.

Janot afirmou que a multa imposta ao delator na Lava Jato Julio Camargo foi elevada porque ele omitiu fatos na sua delação premiada, mas que não houve consequências mais graves porque "ele estava realmente em estado de ameaça"."Ele não falou porque tinha receio de sua própria vida", disse. O delator foi multado em R$ 40 milhões.

Camargo acusou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de ter recebido US$ 5 milhões de propina do esquema de corrupção da Petrobras. Inicialmente em sua delação, porém, ele havia omitido essa acusação. ele em troca de apoio político à presidente.

Em sua fala inicial, ele fez referências à investigação da Lava Jato e admitiu que a operação "inevitavelmente tem reflexos sobre pessoas físicas e jurídicas", mas ponderou que a atuação do Ministério Público no caso tem sido "responsável" e "sem desviar-se da legalidade".

Janot ainda defendeu a delação premiada e afirmou que, no caso da Lava Jato, 79% delas foram assinadas com investigados que ainda estavam soltos.

Se for aprovada na comissão, a indicação de Janot segue para análise do plenário ainda nesta quarta. Ele precisa ser aprovado por 41 dos 81 senadores para ser reconduzido.

Senadores avaliam que ele será reconduzido ao cargo.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 13h53  

    JANOT DIZ QUE NÃO HÁ 'ESPETACULARIZAÇÃO', APENAS APLICAÇÃO DA LEI"
    "Não há futuro viável se condescendermos agora com a corrupção não há país possível sem respeito à lei. O que tem sido chamado de espetacularização da Lava Jato nada mais é que a aplicação da lei. Como se diz na minha terra, pau que dá em Chico, dá em Francisco".

  • 09h37  

    SABATINA VIRA DISPUTA PARTIDÁRIA

    Sabatina acaba virando palco de disputa entre PT e PSDB. O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-PI) questionou Janot sobre a demora em se julgar o chamado mensalão mineiro, protagonizado pelo PSDB.

    "O processo caminha para a prescrição em Minas Gerais. Como está o processo, sendo que o mensalão do PT foi posterior e já foi julgado?", questionou.

    O senador Aécio Neves (PSDB-MG) reivindicou a palavra para rebatar as acusações.

    "O PT, não tendo mais justificativa para os mal feitos, buscam semelhanças com outros mal feitos. O que posso garantir é que se um nome do meu partido for, eventualmente, condenado, ele não será tratado como herói nacional como fez o seu partido, o PT", disse.

  • 14h03  

    JANOT NEGA QUE LAVA JATO TENHA IMPACTO NO PIB
    Questionado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Janot negou que a Operação Lava Jato esteja provocando impacto na economia e no PIB brasileiro.

    "Não, a atuação da Lava Jato não impactou, o que impactou foi a atuação criminosa na Petrobras. O que tenho visto nos jornais lá fora é o inverso, a atuação do Ministério Público é uma forma, dizem os jornais externos, de se garantir aos olhos do investidor externo segurança jurídica para investimento no Brasil", disse o procurador-geral.

  • 14h14  

    COLLOR DEIXA SABATINA
    O senador Fernando Collor (PTB-AL) deixou a sabatina de Rodrigo Janot. A reunião foi bastante esvaziada após a sua saída. O senador saiu sem falar com a imprensa.

  • 14h45  

    VAZAMENTOS SÃO INVESTIGADOS, DIZ JANOT
    Janot diz que há investigações em curso para apurar o vazamento de informações sigilosas da Operação Lava Jato. Ele disse acreditar que pode ter vazamento com o intuito de prejudicar as investigações.

    "O vazamento prejudica muito as pessoas que são apontadas [nas delações premiadas]. Se um delator aponta um fato contra uma pessoa, antes mesmo que a delação possa ser liberada do sigilo, é um dano à imagem da pessoa", disse.

  • 14h47  

  • 14h49  

    COMEÇA A VOTAÇÃO
    Os senadores decidiram iniciar a votação da indicação de Janot ainda durante a sabatina para agilizar o processo na comissão de Constituição e Justiça. O senador Magno Malta (PR-BA) fez um apelo ao presidente da comissão, senador José Maranhão (PMDB-PB), para que não encerre a sessão tão cedo.

    "Em nome de Jesus, peço para que não encerre a sabatina antes de eu voltar. Tenho que ir ao médico rapidinho, mas ainda quero voltar para conversar com o nosso procurador", disse.

  • 15h05  

    COLLOR VOLTA
    Tendo se retirado quando terminou suas perguntas, Collor voltou à sabatina e chegou a passar por trás de Janot.

  • 15h07  

    JANOT DIZ QUE MORTE DE GUERRA IMPEDIU INVESTIGAÇÃO SOBRE PROPINA
    Questionado pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), Janot disse que não foi possível investigar a acusação de propina ao ex-presidente nacional do PSDB Sérgio Guerra para enterrar uma CPI da Petrobras porque a morte é uma causa de extinção da punibilidade.

    Guerra morreu em 2014.

    A senadora afirmou que a propina seria distribuída a outros políticos, o que justificaria a investigação.

    "Se novos indícios aparecem de envolvimento de outras pessoas, isso gera que retomemos as investigações e que a gente possa prosseguir então na apuração integral dos fatos", afirmou Janot.

  • 15h08  

    A CCJ faz uma pausa na sabatina.

Publicidade
Publicidade