A Apple apresentou nesta segunda-feira (8) seu novo serviço de música, chamado Music. O serviço, que será lançado em cem países neste mês, mistura elementos de ferramentas de streaming como o Spotify com aspectos de rede social.
O software de aceleração gráfica Metal, originalmente do iOS, será transportado para o OS X, com 40% mais velocidade em programas que demandam processamento visual pesado. A atividade de "render", geração de gráficos, em softwares como o After Effects, da Adobe, ficou até oito vezes mais rápido. Além disso, games podem ficar até dez vezes mais rápidos na plataforma.
A barra Spaces também ficou mais fácil de ser acessada, só com o gesto de arrastar uma janela para o topo da interface do sistema. O sistema está 1,4 vez mais rápido para iniciar, com animações 2 vezes também mais velozes. Tarefas como abrir e-mail, no Mail, ficaram 4 vezes mais rápidas.
É possível dividir a tela entre dois ou mais programas, de maneira semelhante ao que o Windows faz desde a versão 7.

Craig Federighi, executivo de software, sobe ao palco e começa falando sobre o Yosemite.
No aplicativo Mail, há busca mais inteligente: "mensagens de Phil que ignorei" mostra correios eletrônicos não abertos, vindo dos contatos chamados Phil. O gerenciamento de janelas também ficou melhor, segundo Federighi. Principalmente no que diz respeito ao uso de programas em "full screen", tomando toda a tela. Arrastar a janela de um programa mostra todas as que estão abertas, numa organização no estilo "Exposé", o nome da função do Mac.
As novidades são bastante mornas até agora, mas os desenvolvedores parecem animados.
É possível deslizar e-mails para deletá-los no Mail, e as abas para fixá-las no navegador Safari. No Safari, será possível zerar o volume de abas por meio de um clique na barra de endereços.

Tim Cook, presidente-executivo, sobe ao palco e lhes deseja bom dia.
A taxa de adoção do Yosemite, última versão do sistema, é alta: 55% dos Macs está nela. Já o Windows 8.1 conta com só 7% dos usuários de PCs. Segundo a Apple. O nome do novo sistema OS X é El Capitán. El Capitan é o nome de uma das rochas mais famosas no parque Yosemite. Há diversos gestos novos no sistema. Isso usando o touchpad.
Craig Federighi, executivo de software, sobe ao palco. Há entusiasmo entre os participantes, em especial os 350 jovens (ao meu lado, demonstrando saudáveis cordas vocais).