Publicidade

Poder

Protestos no Brasil

Quase um mês depois dos protestos que levaram multidões às ruas nas principais cidades do país contra o governo Dilma Rousseff, os movimentos que pedem o impeachment da presidente voltaram a se manifestar neste domingo (12).

Desde o início da manhã, 24 Estados, além do Distrito Federal, registraram atos contra o governo e reuniram cerca de 543 mil pessoas.

Em São Paulo, o ato teve início oficialmente às 14h, mas desde o início da manhã manifestantes já se concentravam na av Paulista. Segundo o Datafolha, 100 mil pessoas se reuniram na avenida, número bem inferior aos 210 mil do protesto de 15 de março. Cerca de 25 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, protestaram em Brasília. No Rio, a PM estimou em 12 mil os participantes.

As manifestações de 15 de março reuniram cerca de 210 mil pessoas na avenida Paulista, segundo o Datafolha, e foram as maiores realizadas na capital desde os comícios pelas Diretas Já, em 1984. Até agora não foram divulgadas estimativas de público em São Paulo no ato deste domingo (12).

Segundo o Datafolha, quase dois terços dos brasileiros (63%) afirmam que, considerando tudo o que se sabe até agora a respeito da Operação Lava Jato, deveria ser aberto um processo de impeachment contra a presidente Dilma. O desconhecimento a respeito do que aconteceria depois disso, porém, é grande.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 13h12  

    Imagem

    Manifestantes em ato contra o governo Dilma em Copacabana, no Rio (Crédito: Antonio Lacerda/Efe)

  • 13h14  

    Imagem

    Movimento Vem Pra Rua se concentra na esquina da av. Paulista com a rua Pamplona, em São Paulo. Eles aguardam o carro de som (Crédito: Laura Lewer/Folhapress)

  • 13h19  

    RIO DE JANEIRO - Marcado inicialmente para as 14h, o protesto no Rio começou pouco depois das 10h. Diversos grupos marcaram protestos para diferentes horários e no mesmo local, o posto 5 da orla da praia de Copacabana. O protesto reúne milhares de pessoas na orla, mas a quantidade de pessoas é menor do que o ato anterior. Faz sol forte em Copacabana. >O público é formado majoritariamente por pessoas de mais idade. De tempos em tempos, o carro de som toca o hino nacional. As pessoas pedem a saída da presidente, a prisão de Lula e a saída do ministro Dias Toffoli, do STF. Assim como no protesto do dia 15 de março, há diversos cartazes que pedem intervenção militar. Um dos que comendam os manifestantes do alto do carro de som é o humorista Marcelo Madureira. "Queremos que o PT e sua camarilha abandonem o estado brasileiro", disse. A PM estima em 12 mil os manifestantes. Atendendo à sugestão de um dos carros de som, manifestantes fizeram um apitaço. Segundo os organizadores ao microfone, o barulho se justifica porque "o governo é surdo".

  • 13h19  

    Imagem

    SÃO PAULO - Fernando Holiday, 18, uma das lideranças do Movimento Brasil Livre, participa de protesto na avenida Paulista | Anna Rangel/Folhapress

  • 13h21  

    Imagem

    SÃO PAULO - Na estação Consolação de metro, em São Paulo, ainda são poucas as pessoas com camiseta do Brasil indo ao protesto | Fabiano Maisonnave/Folhapress

  • 13h28  

    Corrupção NÃO! #EuQueroCPIdoBNDES

    Uma foto publicada por Marcelo Tas (@marcelotas) em

  • 13h32  

    SÃO PAULO - Maria Luisa de lima, 77 anos, e a filha Maria Aparecida Lima, 57, vieram da Vila Carrão, na Zona Leste, de ônibus e metrô. Pararam na av. Paulista com pamonha para protestar.

    "Sou eleitora, quero continuar votando e precisamos limpar a política", diz a mãe.

    "Enquanto os políticos enchem o bolso de dinheiro, falta recurso para saúde, educação, tudo", diz a filha. As duas são a favor da saída de Dilma.

  • 13h35  

    Os apoiadores de Dilma Rousseff participam neste momento de um 'tuitaço' em defesa da presidente. Já está no topo dos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil.

  • 13h35  

    BELO HORIZONTE - O protesto em BH segue pela rua Gonçalves Dias, rumo à praça da Estação. Setecentos policiais militares acompanham a manifestação, que não teve incidentes.

  • 13h39  

    SÃO LUÍS (MA) Músicas da Legião Urbana, O Rappa, Raimundos e Cazuza com mensagens políticas foram escolhidas por uma banda que toca ao vivo dentro de um trio elétrico na manifestação em São Luís.

    Foram escolhidas canções como "Que país é esse?", "O Tempo Não Para" e "Minha Alma (A Paz que eu Não Quero". Entre uma música e outra, há discursos com mensagens contra a presidente Dilma Rousseff.

    A Polícia Militar estima que 4.500 pessoas estão concentradas neste momento no ato em São Luís. Cerca de 40 policiais posicionaram-se ao longo da avenida Litorânea para acompanhar a movimentação do público, mas o ato segue pacífico, sem incidentes.

    Confira aqui o vídeo

vídeos

notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade