Publicidade

Poder

Protestos no Brasil

Quase um mês depois dos protestos que levaram multidões às ruas nas principais cidades do país contra o governo Dilma Rousseff, os movimentos que pedem o impeachment da presidente voltaram a se manifestar neste domingo (12).

Desde o início da manhã, 24 Estados, além do Distrito Federal, registraram atos contra o governo e reuniram cerca de 543 mil pessoas.

Em São Paulo, o ato teve início oficialmente às 14h, mas desde o início da manhã manifestantes já se concentravam na av Paulista. Segundo o Datafolha, 100 mil pessoas se reuniram na avenida, número bem inferior aos 210 mil do protesto de 15 de março. Cerca de 25 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, protestaram em Brasília. No Rio, a PM estimou em 12 mil os participantes.

As manifestações de 15 de março reuniram cerca de 210 mil pessoas na avenida Paulista, segundo o Datafolha, e foram as maiores realizadas na capital desde os comícios pelas Diretas Já, em 1984. Até agora não foram divulgadas estimativas de público em São Paulo no ato deste domingo (12).

Segundo o Datafolha, quase dois terços dos brasileiros (63%) afirmam que, considerando tudo o que se sabe até agora a respeito da Operação Lava Jato, deveria ser aberto um processo de impeachment contra a presidente Dilma. O desconhecimento a respeito do que aconteceria depois disso, porém, é grande.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 10h48  

    SÃO PAULO - A aposentada Vera Carvalho, 59, foi uma das primeiras a chegar na avenida Paulista para participar do protesto deste domingo contra o governo Dilma Rousseff. Ela chegou por volta das 8h e diz ser a favor de mais critérios pra selecionar cargos como os de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), sendo escolhidos por mérito e competência e não por indicação política.

    Com dois cartazes: "Fora Dilma, fora PT" e "Fora Lula, fora Mercadante", ela afirma não ser ligada a nenhum movimento. Sobre o uso da força policial, disse ser a favor "da justiça e da força bem usada" e que ajudou a prender um "black bloc" na última manifestação, do dia 15 de março.

  • 10h52  

    Imagem

    SÃO PAULO - A aposentada Vera Carvalho foi uma das primeiras a chegar na Paulista para protestar contra o governo Dilma | Foto: Laura Lewer/Folhapress

  • 10h55  

    BELO HORIZONTE Manifestantes já estão reunidos na praça da Liberdade para protestar contra o governo Dilma. Antes de iniciar a marcha, de cerca de dois quilômetros, foi tocado o hino nacional em um dos caminhões de som participantes.

    Além de pedir o impeachment de Dilma Rousseff, os manifestantes exibem faixas sobre o BNDES, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

  • 10h56  

    Imagem

    BELO HORIZONTE - Manifestantes reunidos na praça da Liberdade para protestar contra o governo | Foto: Marcelo Toledo/Folhapress

  • 10h56  

    BRASÍLIA - A organização dos protestos na capital federal estima a presença de 30 mil manifestantes. A estimativa da Polícia Militar foi atualizada para 5 mil pessoas.

  • 11h00  

    O senador José Serra (PSDB-SP) compartilhou, neste domingo, em sua conta no Facebook a foto do movimento Vem Pra Rua e afirmou que era legítimo participar das manifestações e que nenhum partido as comanda.

    "Muitos me perguntam se vale ir à manifestação. Repito: vale muito. Protestar é legítimo e é uma engrenagem do processo de mudança. E a quem pergunta se mudará algo, também respondo que sim. As pessoas nas ruas, sem sindicatos partidarizados, já são por si uma grande mudança. As manifestações de hoje são legítimas e fortalecem a democracia. É importante lembrar que nenhum partido as comanda. Elas são de todos. Há um sentimento de indignação grande, pela corrupção implantada como método de governar e inépcia das administrações petistas".

  • 11h15  

    Imagem

    SÃO PAULO - Carro de som do movimento Alô Brasil, Acorda! chega à avenida Paulista, em São Paulo, ao som do hino nacional, defendendo a intervenção militar | Foto: Patrícia Pamplona/Folhapress

  • 11h16  

    BELÉM - Cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participam de ato na capital paraense nesta manhã. Sob chuva fina, que logo cessou, manifestantes começaram a se reunir às 9h30.

    Neste momento, fazem passeata nos arredores da praça da República. O protesto é formado por três trios elétricos, de movimentos diferentes. Há faixas com mensagens pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff e contra o preço da energia elétrica.

    Em um dos trios, do MBL (Movimento Brasil Livre), integrantes do grupo convidaram o deputado federal delegado Eder Mauro (PSD) para subir no veículo, mas o parlamentar desistiu após algumas vaias de alguns manifestantes.

  • 11h20  

    Imagem

    SÃO PAULO - Cartazes, elaborados por casal de empresários com financiamento próprio, estão disponíveis para os manifestantes que se identificarem com os dizeres. Entre as mensagens estão: "Incompetência é a marca dos governo do PT" e "Os ricos e a classe média vão pagar pelas brincadeiras doo governo dos pobres" | Foto: Patrícia Pamplona/Folhapress

  • 11h28  

    CAMPINAS - Centenas de pessoas se concentram no Largo do Rosário para protestar contra o governo Dilma Rousseff. Algumas pessoas estão vestidas com a camisa da seleção brasileira, como aconteceu no protesto do dia 15 de março. Os manifestantes protestam contra a corrupção, contra o escândalo da Operação Lava Jato e contra Dilma. Carros de som no local tocam o hino nacional aos gritos de fora PT.

vídeos

notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade