Oito candidatos à Presidência participaram do debate da TV Aparecida organizado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil): Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
O mediador foi o jornalista e apresentador Rodolpho Gamberini. Serão cinco blocos. No primeiro, todos respondem a uma única pergunta, após abertura feita pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno; no segundo bloco, as perguntas serão feitas por oito bispos; no terceiro, por jornalistas; no quarto, os candidatos fazem perguntas entre si; no quinto, eles fazem as considerações finais.
ABAIXO, CONFIRA AS PRINCIPAIS FALAS DE DILMA, AÉCIO E MARINA
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Considerações finais Eu quero parabenizar a CNBB pelo debate e tenho dito que essas eleições não precisam do embate entre os candidatos. Deve ser o debate de ideias, de propostas. Por isso fizemos um programa que está sendo lido pelos adversários. Com metas como passe livre, segurança pública. Tenho dito que quem vai ganhar essas eleições não serão os partidos da estrutura da polarização PT-PSDB. Quem vai ganhar a eleição vai ser a nova política. Dar uma nova forma de governabilidade que não é baseada na troca de cargos.
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Quem vai ganhar essas eleições é quem mudou o Brasil, quem combateu a fome e a miséria, quem reduziu a miséria e quem combateu a crise, não deixando que houvesse desemprego e inflação. Nós saímos do Mapa da Fome. O fim da miséria é só um começo, o nosso país tem um grande caminho a percorrer, focado na educação, que é o caminho pelo qual nós iremos nos introduzir na sociedade moderna. Temos o valor do compate a desigualdade e do combate a corrupção.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Considerações finais Agradeço a comunidade da igreja católica que deu ao mundo gente como Leão 13, João 23 e Papa Francisco. Me comportei com transparência, clareza e lealdade. O PV é um partido democrático, disposto a dialogar com quem quiser estar conosco. Precisamos do voto de vocês, do Amapá ao Rio Grande do Sul. Se você concorda com a gente, vote no PV, inclusive nos nossos deputados, Estado por Estado. Por isso, no primeiro turno, aqueles que acreditam e simpatizam conosco, votem com a cabeça e o coração. Não vote no menos pior.
Luciana Genro candidata do PSOL à Presidência Quero agradecer a oportunidade de me dirigitr os jovens que saíram às ruas em 2013 e a todos que querem um Brasil melhor. Para mudar o Brasil, é preciso ter coragem de enfrentar os interesses dos bancos. Nós podemos mudar o Braisl e, para isso, o voto é um instrumento importante. Não deixe que as pesquisas votem por você. Votem no melhor candidato. Precisamos do seu voto, no 50, no PSOL.
Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Considerações finais Reafirmo aqui o meu compromisso em defesa da vida do ser humano desde a sua concepção. Sou contra o aborto, sou contra as drogas. Sou contra ou a favor da família como está na constituição. Sou a favor da livre iniciativa. Sou a favor da liberdade de imprensa. Sou a favor da meritocracia. Sou a favor do livre empreendimento. Sou a favor do voto facultativo. Lamento que o Brasil esteja no foco das manchetes como foco de corrupção. A partir de 1 de janeiro, todo brasileiro que ganhe até 5 mil reais, estará livre do imposto de Renda.
Levy Fidelix candidato do PRTB à Presidência Queria lembrar a todos que, se vocês estão de acordo com a grande mídia e com as empreiteiras, então continuem votando nos mesmos. E nas próximas eleições, em 2018, continuarão reclamando da saúde, da educação, da habitação, pois faltará tudo. Eu sou exatamente aquele candidato que pretende colocar o dedo na ferida, que predente colocar em todos os debates que o povo sofre. Vote Levy Fidelix, PRTB.
Obrigado por acompanhar o debate presidencial da CNBB pela Folha. Boa noite.