Publicidade

Poder

Debate da CNBB com candidatos à Presidência em Aparecida (SP)

Oito candidatos à Presidência participaram do debate da TV Aparecida organizado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil): Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).

O mediador foi o jornalista e apresentador Rodolpho Gamberini. Serão cinco blocos. No primeiro, todos respondem a uma única pergunta, após abertura feita pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno; no segundo bloco, as perguntas serão feitas por oito bispos; no terceiro, por jornalistas; no quarto, os candidatos fazem perguntas entre si; no quinto, eles fazem as considerações finais.

ABAIXO, CONFIRA AS PRINCIPAIS FALAS DE DILMA, AÉCIO E MARINA

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 23h13  

    FOLHA COMENTA PETROBRAS Nos últimos meses, os negócios da Petrobras tornaram-se alvos de investigações, para apurar suspeitas de corrupção, por parte do TCU (Tribunal de Contas da União), da CGU (Controladoria Geral da União), da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. A mais rumorosa foi resultado da operação Lava Jato, que apura esquema de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, supostamente comandado pelo doceiro Alberto Yousseff. As investigações levaram ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, apontado como braço do esquema na Petrobras. Costa está preso desde março, sob acusação de ocultar provas contra si. Outra investigação refere-se à compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em duas etapas, entre 2006 e 2012, que, de acordo com o TCU, resultou em perdas de US$ 792 milhões à empresa. Onze executivos foram apontados como culpados. A presidente Graça Foster ficou fora da decisão inicial, mas o TCU já disse que ia revê-la.

  • 23h13  

    Levy Fidelix candidato do PRTB à Presidência Tréplica Talvez muitos não saibam, mas o FED dos EUA é privado, e é isso que os bancos do Brasil querem. Para que não sobre dinheiro na economia para mais nada. Não podemos continuar como está. Por isso o tempo todo eu digo e repito, eu saio vitorioso se caso algum candidato faça uma auditoria nessa dívida pública. O brasileiro não aguenta mais tanto sofrimento.

  • 23h14  

    Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Pergunta para Dilma Rousseff: A senhora vai levar adiante o problema Brasil-Alemanha, que traz aquelas usinas nucleares para perto do Rio de Janeiro?

  • 23h16  

    Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Resposta: Na questão da energia, o acordo Brasil-Alemanha está totalmente ultrapassado. Hoje é fundamental a construção de hidrelétricas sustentáveis, além da construção de energia limpa, como eólica e solar. E também a nuclear. É possível uma energia nuclear segura. No meu governo eu construí em torno de 60GW a mais de energias. Nós também construímos 22 mil KM de linha de transmissão. Isso fez que com que pudéssemos enfrentar uma seca grave, e não correr o mesmo risco que corremos em 2001 e 2002. 66% de toda energia do Brasil são de fontes renováveis. Isso permite que o brasil tenha uma matriz energética das mais limpas do mundo. Não acho que a questão nuclear seja tão relevante.

  • 23h18  

    Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Réplica: As duas usinas Angra 1 e Angra 2 estão totalmente atradadas, e Angra 3, que está em contrução, também é totalmente insegura. E o planejamento do seu governo vem planejando fontes de energia cada vez mais sujas.

  • 23h19  

    Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Tréplica Candidato um país como o Brasil que precisa de uma imensa quantidade de energia para se desenvolver não consegue se sustentar com energia solar. Energia eólica é complementar. Se a gente restringe o tamanho do reservatório, precisa ter auxílio da energia térmica sim. Não dá pra inventar a roda, nós vamos ter que utilizar a energia a gás, que é mais limpa que a carvão.

  • 23h21  

    Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Pergunta para Aécio Neves: Mensalão 2 e corrupção na Petrobras. Durante a duração desse esquema de corrupção, Dilma foi presidente do conselho da estatal, ministra de Minas e Energia e Presidente da República. E diz que não sabia de nada. O que o senhor acha disso?

  • 23h22  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Resposta: Os brasileiros estão envergonhados e indignados com o que vem acontecendo com a Petrobras. No nosso primeiro debate eu disse à Dilma que ela tinha uma oportunidade de se desculpar com os brasileiros pela petrobras. Já que ela era a presidente do conselho da empresa. De lá pra cá, outra denúncia surgiu, que fez com que o mensalão parecesse coisa pequena. E uma denúncia feita pela PF que disse que existe uma organização criminosa está agindo no seio da petrobras. O que eu acho é que estamos no local mais adequado é que não é possível que o Brasil continue sendo administrado com tanto descaso.

  • 23h24  

    Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Réplica: No mensalão 1, o ex-presidente disse que não sabia de nada. Vimos milhões indo para o ralo da corrupção. Algumas pessoas que foram condenadas, saem com punho erguido se dizendo heróis. Esta é uma situação que envergonha o brasileiro. Agora, o petróleo continua sendo nosso, mas a Petrobras não é. Já pordemos quase 70 milhões no seu valor. E não sabiam de nada. Não acredito que o povo queira continuar assim por mais tempo.

  • 23h25  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência TréplicaOs brasileiros se sentem representados com a minha indignação. A petrobras é apenas a face mais visível. O governo utiliza de todas as armas para ficar no poder. Apenas o que diz o diretor da Petrobras. Estou aqui pra iniciar um novo ciclo, com decência.

  • 23h26  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Pergunta para Luciana Genro: Todos nós sabemos que a educação está na base da transformação de qualquer sociedade. Qualquer ranking em que o Brasil é comparado com outros países, o Brasil está sempre na lanterna. Quais são as suas propostas para essa área?

  • 23h28  

    Luciana Genro candidata do PSOL à Presidência Resposta: Mais investimentos na educação. Não posso deixar de comentar o seu debate com o Everaldo. Porque o sr fala como se no governo do PSDB nunca tivesse havido corrupção. Todos sabemos que o seu companheiro Eduardo Azeredo foi o criador do primeiro mensalão. Também falamos do processo de compra da reeleição do presidente FHC. Também tivemos o escândalo das privatizações das estatais, conhecido como privataria tucana. Então, o Sr falando do PT, é como o SUJO falando do MAL LAVADO. As mesmas empreiteiras que financiam sua campanha são as mesmas que fizeram obras superfaturadas da copa, inclusiva aquela que caiu, em BH, então fale do PT, mas fale do seu partido também.

  • 23h30  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Réplica: Tenho que saudar o retorno da candidata Luciana Genro às suas origens, atuando como auxiliar do PT. E lamento que a candidata não tenha falado de propostas para a educação. Nosso projeto prevê o resgate de jóvens que não conluiram o ensino fundamental ou médio e vamos dar uma bolsa de um salário mínimo para esses jóvens.

  • 23h31  

    FOLHA COMENTA DÍVIDA PÚBLICA Em resposta a Levy Fidelix, Dilma disse que o Brasil é um dos países que têm a menor dívida líquida do mundo. A dívida pública líquida do Brasil (que desconsidera empréstimos entre os entes governamentais e os custos das reservas internacionais) é equivalente a 35% do PIB. É mais baixa do que já foi no passado - era 47% do PIB em 2006. Mas não é a mais baixa nem na América do Sul. Colômbia, Peru, Chile, Bolívia, Equador e Paraguai têm dívidas menores, segundo dados do FMI (Fundo Monetário Internacional)

  • 23h31  

    Luciana Genro candidata do PSOL à Presidência Tréplica Com todo o respeito, linha auxiliar uma OVA. Porque o PT aprendeu com o Senhor e o seu partido. O Mensalão foi continuação do mensalão do seu partido. O Senhor foi protagonista da construção de um aeroporto nas fazendas da sua família, e deu as chaves para o seu tio. O sr é tão fanático pelas privatizações que privatizou um aeroporto para sua família.

  • 23h33  

    Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Direito de resposta de Dilma, que foi citada na pergunta do Pastor Everaldo: Ao longo da minha vida tive tolerância zero com a Corrupção. QUem investigou e descobriu todos os crimes de corrução foi um integrante do governo. E fica claro que não é fácil descobrir um esquema daquele tamanho. Nós fortalecemos a Polícia Federal e nunca escolhemos o engavetador-geral da República, por isso que hoje se descobre corrupção.

  • 23h35  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Direito de Resposta concedido para Aécio Neves, citado por Luciana GenroUma palavra pra quem nos ouve até essa hora. Uma palavra de confiança para o brasil. Política é isso. Tem que ouvir isso. Impropérios, irrelevantes não tem propostas para o brasil. Eu tenho orgulho da minha origem católica, de São João Del Rey. E foi vencendo a intolerância e o radicalismo da candidata, que nós representamos uma obra no governo de minas que foi reconhecida.

  • 23h37  

    No quinto e último bloco, eles fazem as considerações finais, em um minuto e meio.

  • 23h39  

    Eymael candidato do PSDC à Presidência Quero homenagear a CNBB por me assegurar o direito de participar desse debate. Direito que me foi negado nas ocasiões anteriores. Em um determinado momento, um pequeno grupo quis tirar Deus da Constituição. Mas nós resistimos. O nome de Deus permaneceu no preâmbulo da Constituição Brasileira, abençoando e iluminando a família brasileira.

  • 23h41  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Eu gostaria de agradecer essa esplêndida oportunidade de fazer com que os brasileiros nos conheçam um pouco mais. Querem dividir o Brasil entre "nós e eles". "Nós" são os que apoioam os governo e "eles" são os que são contra o atual governo. E temos uma nova candidata, cheia de boas intenções, mas que já foi do PT e votou contra a lei de responsabilidade Fiscal. Estou apresentando um projeto amplamente discutido e aprofundado em todas as regiões do país.

vídeos

notícias

Pixel tag
Publicidade
Publicidade