Publicidade

Poder

Debate da CNBB com candidatos à Presidência em Aparecida (SP)

Oito candidatos à Presidência participaram do debate da TV Aparecida organizado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil): Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).

O mediador foi o jornalista e apresentador Rodolpho Gamberini. Serão cinco blocos. No primeiro, todos respondem a uma única pergunta, após abertura feita pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno; no segundo bloco, as perguntas serão feitas por oito bispos; no terceiro, por jornalistas; no quarto, os candidatos fazem perguntas entre si; no quinto, eles fazem as considerações finais.

ABAIXO, CONFIRA AS PRINCIPAIS FALAS DE DILMA, AÉCIO E MARINA

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 21h59  

    Bispo pergunta a Marina Silva: A juventude é uma parcela importante da população e sobre com a falta de oportunidade e com a violência e as drogas. Quais as propostas concretas para a superação da violência?

  • 22h01  

    Marina Silva candidata do PSB à Presidência No nosso programa de governo, a juventude será tratada como ela merece. Algumas questões são fundamentais. Para que ela possa ter acesso a educação de qualidade. Para que elas possam ter uma ocupação decente. Para ter acesso ao emprego, ao lazer e meios para que tenham uma vida digna. O combate a violência é fundamental para que tenhamos meios de combater o tráfico de drogas e o tráfico de armas. Cerca de 50 mil pessoas são assassinadas por ano, a maioria jovem. Vamos investir na segurança para desonerar os estados que estão com essa responsabilidade sozinhos.

  • 22h02  

    Dom João Carlos Petrini pergunta para o candidato Levy Fidelix: que políticas públicas podem corrigir o processo de desvalorização da família? Como não desperdiçar o recurso que a família constitui para o público brasileiro?

  • 22h04  

    Levy Fidelix candidato do PRTB à Presidência A família brasileira é indissolúvel. Frequento assiduamente as missas porque tenho a convicção de que uma família unida e que vá à Igreja seja um exemplo para aqueles a sua volta. Os maus exemplos são uma questão crucial, a união homoafetiva destroi sim a família. Um governante precisa se pautar acima de tudo pelas famílias e dar bom exemplo. O meu governo fará de tudo para preservar a família com trabalho e emprego.

  • 22h05  

    O bispo Dom José Belisário da Silva pergunta para Luciana Genro: Qual o seu entendimento sobre o estado laico?

  • 22h06  

    Luciana Genro candidata do PSOL à Presidência Primeiro quero dizer com muita sinceridade que não sou uma pessoa religiosa, mas tenho maior respeito por todas as religiões. Não vou me converter como muitos candidatos o fazem por oportunismo de ocasião. O Estado Laico é importante para assegurar os direitos de todas as religiões e de quem não tem religião. Sou a favor da união civil entre homossexuais. Precisamos combater a homofobia, o racismo, a transfobia.

  • 22h06  

    FOLHA COMENTA juventude A candidata Marina Silva, ao responder sobre suas promessas para a juventude, falou que 56 mil pessoas morrem por ano no Brasil. O número refere-se a todas as mortes violentas registradas no país. Segundo o Mapa da Violência de 2014, que contabiliza dados de 2012, deste total de vidas perdidas, 30.072 mortes são de jovens entre 15 e 29 anos.

  • 22h07  

    O bispo Dom Guilherme Werlang pergunta para Dilma: como acabar com a pobreza no Brasil?

  • 22h08  

    Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Bom, eu sou uma pessoa que tem um compromisso. Meu compromisso é fundalmentalmente com a redução da desigualdade. Hoje tivemos a notícia feliz de que o Brasil saiu pela primeira vez do Mapa da Fome. Fizemos isso porque reduzimos a população de pessoas subalimentadas. Fizemos isso com programas sociais como o Bolsa Família, com o aumento do salário mínimo, com duas refeições de por dia para as crianças nas escolas.

  • 22h09  

    Dom Joaquim Mol pergunta para Aécio Neves sobre o tema educação: O seu governo extinguirá o vergonhoso analfabetismo e também o analfabetismo funcional no Brasil?

  • 22h09  

    Imagem

  • 22h10  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Quero comprimentar Dom Joaquim, da PUC, onde aprendi muito os valores que pratico hoje, cristãos, católicos, onde me formei em economia. Dom Joaquim sabe do esforço que fizemos em Minas, onde temos a melhor educação fundamental do país. Não somos os mais ricos, pelo contrário, temos regiões com o IDH quase do nordeste. Nos trabalhamos com metas, onde os servidores trabalham com metas. Isso faz com que tenhamos a melhor saúde publica do sudeste. Isso tem que melhorar porque o governo atual falhou, nós temos que ter uma participação mais efetiva do governo federal...

  • 22h13  

    FOLHA COMENTA FOME Dilma falou que o Brasil o Brasil saiu pela primeira vez do Mapa da Fome. Isso segundo análise feita pela FAO (agência da ONU para agricultura e alimentação), que mudou sua metodologia. O Brasil tem 1,7% da sua população com um consumo diário abaixo de 2,2 mil calorias, o que corresponde a um total de 3,4 milhões de brasileiros.

  • 22h12  

    Dom Dimas Lara Barbosa pergunta ao pastor Everaldo: existe um projeto de lei no Congresso que proíbe a concessão de rádios e TVs para grupos ligados a igrejas. Qual a sua posição sobre esse projeto?

  • 22h12  

    Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Minha posição é 100% contrária a esse projeto. Sou a favor da liberdade, da liberdade de imprensa, de comunicação, sem marco regulatório. Sem o Estado dizendo o que pode e o que não pode fazer. Temos hoje um país que está se desenvolvendo por que temos uma imprensa livre. Eu defendo que a comunicação seja livre. Quando a imprensa é livre, a gente pode ver as notícias de todo o dia, para a população tomar conhecimento.

  • 22h13  

    Dom Leonardo Steiner pergunta a Eymael sobre propostas na área de direitos humanos: Quais são as suas propostas para os nossos irmãos e irmãs que vivem e perambulam pelas ruas das nossas cidades?

  • 22h15  

    Eymael candidato do PSDC à Presidência O compromisso maior da Democracia-Cristã é o compromisso com os valores da Família. Honra, dignidade, respeito aos mais velhos. A Dignidade humana é pedra fundamental da democracia cristã. Quando se fala em recursos humanos, temos que falar em igualdade de oportunidades. É a chave para que os seres humanos possam melhorar na vida. Só pude avançar porque tive uma chance na vida, com uma bolsa de estudos. Não existe democracia se não houver igualdade de oportunidades. E não há essa igualdade de no Brasil.

  • 22h16  

    Dom Jacinto Furtado pergunta a Eduardo Jorge: O artigo 67, no ato das disposições constitucionais transitórias, determina que todas as terras indígenas sejam demarcadas num prazo de cinco anos, a partir da promulgação da Constituição de 1988. Até esta data, nem a metade das áreas indígenas chegou ao fim desse processo. Caso eleito, o que fará para mudar isso?

  • 22h19  

    Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Apenas 38% foram demarcadas. Vamos no rítmo decadente de demarcação de terras indígenas. Isso significou mais violência, fome e mortalidade infantil das nossas populações indígenas. Atualmente 40% das mortes de indígenas são crianças. Vi que existem 30 terras prontas para serem demarcadas 17 na mesa da presidente Dilma, 12 na mesa do ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e uma que falta um registro final. Até uma terra em São Paulo que o ministro conhece muito bem, ele não assina. Se eleito, assinarei as 30 no mesmo dia.

  • 22h17  

    Imagem

vídeos

notícias

Pixel tag
Publicidade
Publicidade