Siga aqui, minuto a minuto, a cobertura do Fórum de Exportação, evento promovido pela Folha nesta quarta (27) e quinta-feira (28) e que traçará um panorama do comércio exterior brasileiro e discutirá a inserção do país na economia global. O Brasil é a sétima maior economia do planeta, mas representa apenas 1,3% do comércio. Por que a indústria brasileira não consegue exportar? Vale a pena vender produtos agrícolas? Como acabar com as gigantescas filas de caminhões nos portos? O Brasil deve assinar mais acordos bilaterais? Estes são alguns dos tópicos que serão discutidos. Entre os temas abordados também estão a crise na Argentina e o impacto para as exportações brasileiras, o protecionismo do governo Dilma e os efeitos para o Brasil da queda de preço das commodities agrícolas.
Bom dia! Começa em instantes o segundo dia do Fórum de Exportação, o quarto seminário da série promovida pela Folha que discute temas do país. Nesse evento, o jornal faz um panorama do comércio exterior brasileiro e discute a inserção do país na economia global.
Devido a problemas técnicos, o blog será suspenso. Confira a cobertura do evento na página de "Mercado" no site da Folha.
Meirelles diz que as exportações e importações cresceram durante a década passada até o início da crise. O saldo comercial também aumentou , mas hoje as exportações e importações já se equivalem.
Meirelles é presidente do Conselho da J&F (holding brasileira que controla empresas como JBS, Flora e Eldorado) e chairman do Lazard Americas. Foi presidente do Banco Central do Brasil de 2003 a 2010 e, antes disso, presidente global do FleetBoston e do BankBoston.
Henrique Meirelles começa a abertura do evento.
A mediadora do Fórum será Raquel Landim, repórter especial da Folha.
O evento terá continuação nesta quinta-feira (28). Leia mais aqui"
Além de Henrique Meirelles, ainda hoje teremos a participação dos ex-ministros Sérgio Amaral (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Roberto Rodrigues (Agricultura), dos economistas Marcos Troyjo e Gesner Oliveira (FGV), de André Clark, da Camargo Corrêa, de Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura e Daniel Furlan do Amaral, da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.
Daqui a pouco o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles fará a abertura do Fórum.
O evento acontece em São Paulo, no Tucarena, em Perdizes, das 9h às 13h, nesta quarta (27) e quinta-feira (28).