Publicidade

Mercado

Seminários Folha - Fórum de Exportação

Siga aqui, minuto a minuto, a cobertura do Fórum de Exportação, evento promovido pela Folha nesta quarta (27) e quinta-feira (28) e que traçará um panorama do comércio exterior brasileiro e discutirá a inserção do país na economia global. O Brasil é a sétima maior economia do planeta, mas representa apenas 1,3% do comércio. Por que a indústria brasileira não consegue exportar? Vale a pena vender produtos agrícolas? Como acabar com as gigantescas filas de caminhões nos portos? O Brasil deve assinar mais acordos bilaterais? Estes são alguns dos tópicos que serão discutidos. Entre os temas abordados também estão a crise na Argentina e o impacto para as exportações brasileiras, o protecionismo do governo Dilma e os efeitos para o Brasil da queda de preço das commodities agrícolas.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 09h34  

    Castro diz que há dois principais entraves para as exportações industriais do país: os relacionados a custos - como infraestrutura e burocracia - e os relacionados a gestão.

  • 09h31  

    José Augusto de Castro analisa o destino das exportações de manufaturados do Brasil e diz que em 2014 o país deverá perder posições no mercado mundial.

  • 09h31  

    Raquel introduz a primeira palestra do dia, que terá o tema “Entraves paras as exportações industriais” e convida o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro e o diretor executivo global para assuntos corporativos da BRF Marcos Jank, para o palco.

  • 09h22  

    A repórter especial da Folha Raquel Landim começa a abertura do segundo dia do Fórum de Exportação.

  • 09h15  

    O gerente de Economia da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), Daniel Furlan Amaral, disse que a expansão do agronegócio brasileiro expôs as dificuldades do país em infraestrutura. Leia mais aqui

  • 09h09  

    Já o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Sérgio Amaral e o diretor do BRICLab da Universidade de Columbia, Marcos Troyjo, concluíram que o Brasil precisa desenvolver uma visão estratégica para conviver com uma nova China. Leia mais aqui

  • 09h05  

    Na quarta (27), no primeiro dia do Fórum de Exportação, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles minimizou o papel da escalada de preços no incremento das exportações brasileiras da última década. Leia mais aqui

  • 08h56  

    Veja o especial sobre exportação aqui

  • 08h49  

    A abertura do segundo dia será feita por Raquel Landim, repórter especial da Folha.

  • 08h46  

    Nesta quinta (28) participarão do Fórum o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro, o ex-ministro José Botafogo Gonçalves (Indústria Comércio e Turismo), o presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp, Rubens Barbosa, o economista Paulo Feldmann, o consultor em comércio e política agrícola Pedro Camargo Neto, além de Marcos Jank, da BRF.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade