Publicidade

Mercado

Seminários Folha - Fórum de Exportação

Siga aqui, minuto a minuto, a cobertura do Fórum de Exportação, evento promovido pela Folha nesta quarta (27) e quinta-feira (28) e que traçará um panorama do comércio exterior brasileiro e discutirá a inserção do país na economia global. O Brasil é a sétima maior economia do planeta, mas representa apenas 1,3% do comércio. Por que a indústria brasileira não consegue exportar? Vale a pena vender produtos agrícolas? Como acabar com as gigantescas filas de caminhões nos portos? O Brasil deve assinar mais acordos bilaterais? Estes são alguns dos tópicos que serão discutidos. Entre os temas abordados também estão a crise na Argentina e o impacto para as exportações brasileiras, o protecionismo do governo Dilma e os efeitos para o Brasil da queda de preço das commodities agrícolas.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 10h43  

    José Botafogo Gonçalves é vice-presidente emérito do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais). Foi ministro da Indústria, Comércio e Turismo em 1998, no governo Fernando Henrique Cardoso. Também foi embaixador na Argentina e recebeu diversas condecorações e comendas, entre elas a Ordem de Rio Branco.

  • 10h41  

    A próxima palestra será dada por José Botafogo Gonçalves, e terá como tema a crise na Argentina e seu impacto para as exportações brasileiras.

  • 10h40  

    José Augusto de Castro encerra a sua participação no segundo dia do Fórum de Exportação.

  • 10h39  

    Já para o ano que vem, há uma grande preocupação porque o preço da soja deve cair.

  • 10h38  

    “Esse ano o déficit não deve ocorrer em função da conta do petróleo”, diz Castro. Para ele, o Brasil deve ter um pequeno superávit.

  • 10h36  

    “A Dilma a gente conhece, o Aécio passa preocupação com o comércio exterior, já a Marina eu não tive a oportunidade de ouvi-la sobre esse tema”, diz Castro sobre os candidatos à presidência do Brasil.

  • 10h33  

    Castro diz que o sistema tributário brasileiro é “anti-industrialização".

  • 10h30  

    “Temos uma política de varejo e não de atacado que é o que nós gostaríamos. Temos muitas medidas de curto prazo e não sabemos qual é a sequência. Isso prejudica uma visão de médio e longo prazo, que é o que necessitamos”, diz o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro.

  • 10h27  

    Para Castro, o governo Dilma, ao contrário do governo Lula, parece não gostar de negócios. "Não houve continuidade", diz.

  • 10h26  

    Quando questionado sobre o Mercosul, Castro diz que o bloco é problema e solução ao mesmo tempo. Solução porque é o principal destino dos produtos manufaturados e problema porque é uma união aduaneira e, com isso, todas as decisões precisam ser tomadas em unanimidade.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade