Publicidade

Mercado

Seminários Folha - Fórum de Exportação

Siga aqui, minuto a minuto, a cobertura do Fórum de Exportação, evento promovido pela Folha nesta quarta (27) e quinta-feira (28) e que traçará um panorama do comércio exterior brasileiro e discutirá a inserção do país na economia global. O Brasil é a sétima maior economia do planeta, mas representa apenas 1,3% do comércio. Por que a indústria brasileira não consegue exportar? Vale a pena vender produtos agrícolas? Como acabar com as gigantescas filas de caminhões nos portos? O Brasil deve assinar mais acordos bilaterais? Estes são alguns dos tópicos que serão discutidos. Entre os temas abordados também estão a crise na Argentina e o impacto para as exportações brasileiras, o protecionismo do governo Dilma e os efeitos para o Brasil da queda de preço das commodities agrícolas.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 12h01  

    "Se não melhorarmos a qualidade da produção industrial, as medidas protecionistas não vão funcionar", diz.

  • 11h59  

    Rubens Barbosa diz que no Brasil há tarifas elevadas e que precisam ser reduzidas. Para ele, é preciso melhorar a produção no país e se ajustar ao que "está acontecendo no mundo".

  • 11h55  

    Feldmann diz que a situação das pequenas empresas piorou no país nos últimos anos. Ele lembra que no início do governo Lula, elas eram responsáveis por 3% da exportação do Brasil e hoje são responsáveis por apenas 1%.

  • 11h52  

    Para Feldmann, é importante que os países tenham política industrial. "Nós temos um exemplo de política industrial que deu certo. A Embraer é uma empresa de sucesso, que deu certo". Mas o economista diz que nos últimos anos o Brasil não tem tido esta política.

  • 11h48  

    Para ele, o Brasil perdeu capacidade na indústria e isto é um "retrocesso enorme".

  • 11h47  

    “A China manteve a moeda dela desvalorizada o tempo todo, mesmo com as pressões que o país recebeu. Nós estamos fazendo o contrário. O real está altamente valorizado. Todos nós sabemos que os produtos brasileiros são extremamente caros e essa é uma realidade que deve ser combatida”, diz Feldmann.

  • 11h44  

    Paulo Feldmann diz que atualmente há uma “guerra” comercial entre os países e alguns países sabem “jogar muito bem esse jogo”. Para ele, diferente da China, o Brasil é ruim nesta “batalha” do comércio.

  • 11h41  

    Segundo ele, a promoção comercial do país está vinculada à ideologias do governo.

  • 11h36  

    Barbosa diz que a política de comércio externo do Brasil está desvinculada das políticas econômicas e industriais. Para ele, quase não houve política industrial no país nos últimos anos.

  • 11h34  

    Rubens Barbosa diz que muita gente não se deu conta de que houve uma enorme revolução no comércio internacional. Há uma nova lógica e o Brasil está de fora dessa nova forma de comércio.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade