O corpo de Eduardo Campos foi enterrado no cemitério Santo Amaro, no Recife, sob aplausos, queima de fogos de artifício e gritos de "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro".
Os filhos de Campos colocaram flores sobre o caixão do pai. E também puxaram gritos de "Viva o Brasil!".
A multidão cantou o Hino Nacional e a música "Segura na Mão de Deus".
O corpo do jornalista Carlos Percol também foi enterrado no cemitério Santo Amaro. O corpo do fotógrafo Alexandre Severo foi cremado no cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, na região da Grande Recife.
De acordo com estimativa extra oficial do governo de Pernambuco, a cerimônia de despedida de Eduardo Campos contou com a participação de cerca de 130 mil pessoas desde as 2h. No entanto, a reportagem encontrou diversos espaços vazios na Praça da República, onde acontecia a missa.
Campos tinha 49 anos e estava em terceiro lugar na corrida presidencial. Tinha 8% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha. Ex-governador de Pernambuco e ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula, era considerado um dos políticos mais promissores de sua geração.
Campos era casado com a economista e auditora licenciada do Tribunal de Contas de Pernambuco Renata Campos, com quem teve cinco filhos --Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel, que nasceu no começo de 2014.
"Olhando as responsabilidades que ele assumiu (e das quais deu conta com folga), sinto-me um menino diante de um adulto. Mas percebi o peso dos anos ao ver na TV a notícia insuportável de sua morte: me vi de repente cansado demais das esperanças ligadas ao Brasil”, afirma Caetano Veloso, em nota.
Caixa-preta tinha capacidade de gravar últimas duas horas de voo. Leia mais aqui
"Percol estava no melhor momento da vida dele", diz viúva de jornalista morto no acidente.
"Fiquei torcendo para não ser verdade", diz Lula Leia mais
Câmera de segurança de escritório em Santos registra o espanto dos funcionários diante do estrondo causado pelo acidente aéreo. Assista ao vídeo
(Crédito: Ernesto Rodrigues/Folhapress) Legenda: O ex-presidente Lula, durante entrevista coletiva sobre a morte do amigo Eduardo Campos.
Também serão velados no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, os corpos do assessor de imprensa Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo. Leia mais aqui
"Podemos ter, assim, um interregno necessário para se dar início ao debate político tão essencial à nossa democracia", afirma Eduardo Jorge, candidato do PV à Presidência, em nota em que pede que horário eleitoral seja adiado. Leia mais aqui
PV vai pedir ao Tribunal Superior Eleitoral para adiar o horário eleitoral em três dias.
Após reunião entre o governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ficou decidido que o corpo de Campos seguirá para o Recife no sábado (16) pela manhã. O enterro será no domingo, às 16h, no cemitério de Santo Amaro, no Recife. Ex-governador será enterrado no mesmo túmulo do avô, Miguel Arraes (1916-2005).